Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de julho de 2022
O levantamento foi feito pelo site Reclame Aqui
Foto: DivulgaçãoAlém de prejuízos históricos, demissões em massa e da alta dos combustíveis, que levou o preço das passagens às alturas, as companhias aéreas brasileiras têm um novo desafio: lidar com o aumento severo de reclamações de clientes desde a chegada da pandemia de coronavírus.
Um levantamento do site Reclame Aqui, realizado a pedido do portal de notícias G1, mostra que o número de queixas contra essas empresas aumentou 117,3% na plataforma entre 2019 e 2021. Em números absolutos, saltou de 53.049 para 115.305, considerando apenas as companhias nacionais.
Já neste ano, apenas de janeiro a maio foram registradas 53.096 reclamações, o que ultrapassa o patamar de 2019 inteiro.
O agregado de reclamações dos últimos três anos e meio mostra que 45% das denúncias têm a ver com cancelamentos de voos. Outras 38,5% são destinadas ao atendimento das companhias aéreas.
De acordo com o Reclame Aqui, há relação direta entre o aumento de reclamações e a série de demissões realizadas pelas empresas, como forma de conter os custos desde a chegada da pandemia.