Do início de janeiro até essa quarta-feira, o Rio Grande do Sul registrou aumento significativo no número de transplantes realizados. Ao todo, foram efetivadas 34 cirurgias de pulmão e 14 de coração. A alta representa um crescimento de 100% em relação ao mesmo período de 2014, conforme a Central de Transplantes, vinculada à SES (Secretaria Estadual da Saúde) do RS. Além disso, a SES comemora o incremento no número de doadores no RS. Até o momento, foram contabilizados cerca de 215 doadores, superando todo o ano passado.
Conforme o coordenador da Central de Transplantes, Cristiano Franke, o trabalho realizado de forma conjunta entre as equipes de doação de órgãos e transplantes e o departamento, oportunizou um maior número de procedimentos efetivados. “Cada vez mais, priorizamos a otimização do trabalho que realizamos, sempre buscando condições melhores tanto para quem trabalha no processo de identificação dos doadores, órgãos e tecidos quanto para o futuro transplantado”, reforçou.
De janeiro a novembro, o total de notificações de potenciais doadores aumentou 12%. Já o número de doadores ficou 21% acima do registrado no mesmo período de 2014. Foram realizados 34 transplantes de pulmão; 433 de rim; 118 de fígado; seis de rim e pâncreas; 678 de córneas; 185 de esclera (parte branca do olho); 433 de osso; e 18 transplantes de pele. (Palácio Piratini)