Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de dezembro de 2017
A decoração de Natal já domina as paisagens das cidades brasileiras. Casas, edifícios, shopping centers, estabelecimentos do comércio e outros espaços públicos já estão decorados com as onipresentes luzes e demais apetrechos que remetem a trenós, renas e, é claro, à figura do Papai Noel.
Em uma ação inédita de marketing, o Waze – mais popular aplicativo colaborativo gratuito de trânsito do mundo – também entrou no clima. A fim de levar o espírito de Natal para os smartphones, a empresa lançou (em parceria com a rede de chocolates Cacau Show) um pacote de áudios que insere uma voz que simula o Bom Velhinho, durante a navegação.
A ideia é “transformar os veículos em trenós” durante as festas de fim de ano. Para ativar o recurso, o usuário deve ir em “Configurações” e acessar o item “Instruções de Voz”. Ali, basta selecionar a voz do Papai Noel e confirmar a operação. Alguns trechos dos áudios já estão disponíveis na internet para quem prefere uma “degustação” antes de ativar a ferramenta no próprio aplicativo.
Trajetória
Pioneiro em navegação social, o Waze otimiza a tecnologia móvel e a comunidade global engajada para redefinir as expectativas em relação aos mapas de hoje. O aplicativo – disponível mediante download gratuito no site www.waze.com para os sistemas iOS e Android – conta com a maior rede de motoristas do mundo, que trabalham juntos diariamente para superar o trânsito e economizar tempo e dinheiro.
Dentre as vantagens procuradas por seus usuários estão a recomendação confiável das rotas mais rápidas de deslocamento, em tempo real e dados de milhares de usuários. De redirecionamento de tráfego, postos de combustíveis com preços baixos e ofertas relevantes de grandes marcas, trata-se de uma das companhias de direção mais amplas do mercado.
Comércio
Considerada historicamente como a data mais importante para o varejo no Brasil, o Natal deve movimentar R$ 8,43 bilhões em vendas pela internet no País. A estimativa é da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Esse montante representa um crescimento de 12% na comparação à mesma época festiva do ano passado.
No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 27 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 308. As categorias mais buscadas devem ser “Informática”, “Celulares”, “Eletrônicos”, “Moda e Acessórios” e “Casa e Decoração”. Essa previsão leva em conta as compras realizadas entre os dias 24 de novembro e 22 de dezembro.
“O e-commerce brasileiro registra um ritmo muito bom de crescimento, o que deve se refletir nas comemorações natalinas, encerrando o ano com um grande impulso”, avalia Mauricio Salvador, presidente da ABComm. “O período demanda condições especiais e produtos exclusivos, tornando-se muito atrativo para os consumidores, principalmente nesse momento de retomada da economia nacional.”