Ícone do site Jornal O Sul

O Barcelona acionou Neymar para cobrar a devolução de 65 milhões de reais após um erro no cálculo de seus salários

Neymar faz tratamento três vezes ao dia na Granja Comary, em Teresópolis, na tentativa de curar uma lesão muscular. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Barcelona cobra do atacante Neymar, atualmente no PSG (Paris Saint-Germain), devolução de 10,2 milhões de euros (equivalente a R$ 65 milhões). Segundo o jornal espanhol El Mundo, o clube catalão decidiu exigir o dinheiro do jogador brasileiro depois de passar por uma inspeção feita pelo Ministério da Fazenda da Espanha. No estudo, chegou-se à conclusão de que o Barcelona pagou a Neymar uma carga de impostos maior do que o necessário.

O clube acionou o jogador por meio de um processo conhecido como “pagamento indevido”. O Barcelona alega que durante o período da passagem do atacante pela equipe, entre 2013 e 2017, houve um erro no cálculo do acerto de impostos ao atleta. Se a situação não for regularizada, a Agência Tributária da Espanha vai tratar o repasse desse dinheiro como doação para Neymar. E deixar que o clube se entenda com os advogados do jogador.

Após uma passagem vitoriosa pela Catalunha, Neymar quase retornou ao Barcelona em 2019. No entanto, o PSG não liberou sua saída. Ele tinha contrato. Mesmo que essa cobrança não represente um grande problema jurídico, Neymar tem outras pendências na Espanha. Ele é, como pessoa física, a que mais deve à Fazenda do país. O valor aproximado é de R$ 220 milhões.

Nesta semana, Neymar está no Brasil, onde integra a Seleção Brasileira para a disputa dos próximos compromissos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Machucado, ele não enfrenta a Venezuela, nesta sexta-feira, para retornar na terça diante do Uruguai, em Montevidéu. Sua assessoria ainda não respondeu sobre o caso.

Tratamento

Neymar faz tratamento três vezes ao dia na Granja Comary, em Teresópolis, na tentativa de curar a lesão muscular e defender a seleção brasileira no jogo contra o Uruguai, terça-feira, em Montevidéu, pela quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar em 2022.

O jogador, que tem desfalcado o Paris Saint-Germain nas últimas partidas e está fora do jogo de sexta-feira, frente à Venezuela, na sexta-feira, na Neo Química Arena, em Itaquera, faz sessões de fisioterapia de manhã, à tarde e à noite, juntamente com corridas leves em volta dos gramados e exercícios de mobilidade.

Além de Neymar, Douglas Luiz, Danilo, Gabriel Jesus e Everton Ribeiro não participaram da sessão de treinamento, que teve cerca de uma hora de duração, na qual Tite dirigiu exercícios de aperfeiçoamento de cruzamentos e finalizações, juntamente com trabalhos de ataque contra defesa.

De sua lista de convocados original, Tite perdeu cinco jogadores. São eles: Rodrigo Caio, Fabinho, Philippe Coutinho (todos por lesão), Eder Militão e Casemiro (ambos por covid-19). Foram chamados Felipe, Diego Carlos, Allan, Bruno Guimarães e Paquetá. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Sair da versão mobile