Ícone do site Jornal O Sul

O BikePOA instalou mais nove estações em Porto Alegre

Em fevereiro, 11 estações já haviam sido disponibilizadas na cidade. (Foto: Brayan Martins/PMPA)

Entraram em funcionamento neste sábado (24) mais nove estações do BikePOA. No lançamento do novo sistema, em fevereiro, 11 estações já haviam sido disponibilizadas na cidade. De acordo com a programação, outras 15 estações serão entregues aos usuários nesta quarta-feira (28). Até o final de abril, devem ser instaladas as seis restantes, somando 41, com 410 bicicletas à disposição dos usuários do sistema. Até o momento, mais de 210 mil usuários na Capital já utilizam bicicletas compartilhadas. O sistema BikePOA é patrocinado pelo Itaú Unibanco, com o apoio da prefeitura, por intermédio da EPTC, e operação da Tembici.

Novidades

Entre as novidades do sistema estão as diversas formas de acesso ao serviço: os planos podem ser adquiridos pelo site Bike Itaú, aplicativo (Bike Itaú, disponível nos sistemas Android e iOS) ou ponto físico de atendimento. As bicicletas podem ser retiradas por aplicativo (Bike Itaú) ou cartão de usuário.

A compra de um plano dará direito a viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso as viagens tenham mais que 60 minutos e a regra do intervalo não for respeitada, os excedentes serão tarifados em R$ 5 por hora excedente. Outra novidade é que a retirada das bicicletas pode ocorrer pelo cartão TRI. O número do cartão deve estar associado ao cadastro do usuário no BikePOA. Essa integração pode ser feita pelo site ou app.

Estações

Operam de forma ágil, inteligente e simples. O abastecimento é realizado por painéis solares que garantem a autossuficiência energética. A solução modular torna possível adicionar ou remover os suportes de estacionamento de bicicletas, conforme a necessidade, sem precisar de fixação ao solo. Os quiosques possuem interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados.

Sair da versão mobile