Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol O Brasil será o favorito com mais quilômetros rodados na Copa do Mundo na Rússia

Compartilhe esta notícia:

Base do Brasil na Rússia. (Foto: Reprodução)

A escolha de Sochi como base na Copa do Mundo fará com que a Seleção Brasileira viaje mais do triplo de quilometragem da seleção argentina e quase o dobro das seleções alemã e francesa para os três jogos da primeira fase, contra Suíça, Costa Rica e Sérvia. No total, entre ida e volta nos trajetos em voos fretados, os comandados de Tite viajarão 7.376 quilômetros para as partidas em Rostov-do-Don, São Petersburgo e Moscou.

Segundo levantamento, é a segunda maior distância a ser percorrida entre os cabeças de chave, sendo superada apenas pela Polônia, a maior entre os sete campeões mundiais na disputa e a quinta maior entre 30 das 32 seleções que já informaram suas bases, faltando apenas a divulgação por parte de Arábia Saudita e Senegal.

Com exceção da brasileira e polonesa, as outras seis seleções cabeças de chave (Rússia, Portugal, França, Argentina, Alemanha e Bélgica) optaram por bases próximas a Moscou em catálogo disponibilizado há quase três anos pelo COL (Comitê Organizador Local). Assim, farão uma viagem aérea a menos.

Desde a divulgação da tabela do torneio, em julho de 2015, era sabido que os cabeças de chave fariam um jogo em Moscou na fase de grupos. A capital russa terá dois estádios utilizados na Copa. Das 11 cidades-sede, a única que não teve bases disponibilizadas nela ou ao seu redor foi Lekaterinburgo.

Os poloneses serão vizinhos do Brasil em Sochi e viajarão 9.912 quilômetros. Argentinos percorrerão 2.080 km, alemães 4.162 e franceses somarão 4.280. Das seleções campeãs e que não são cabeças de chave, a Espanha foi a única que optou por ficar em uma localidade sem jogos do Mundial: Krasnodar. A cidade tem um moderníssimo centro de treinamento da equipe local

Ainda assim, longe do “clima de Copa”, viajará menos que o Brasil: 6.536 quilômetros. Para o primeiro jogo, em Sochi, poderá ir de ônibus, uma vez que o trajeto de ida é de 288 quilômetros. De avião levará só 50 minutos em um distância menor: 171 km. Com base em Nijni Novgorod, o Uruguai terá deslocamento de 5.210 quilômetros. A Inglaterra, optou pelo vilarejo de Repino, a 45 quilômetros de São Petersburgo, e viajará 6.540 quilômetros.

Em setembro de 2017, a Fifa confirmou que apenas seu ranking de outubro definiria os cabeças de chave, seguindo o que era feito desde 2010. Pelas projeções, bem antes do sorteio, era possível saber que o Brasil estaria entre os oito melhores do ranking. Mesmo assim, Sochi foi a eleita. A torcida passou a ser para que a Seleção entrasse nos grupos B, G ou F para atuar lá, o que não aconteceu.

O time nacional encabeça a chave E e passará longe do Estádio Olímpico, a 30 quilômetros da sua concentração. “Lastimo. Gostaríamos de um jogo em Sochi”, disse Tite após o sorteio.

“Tínhamos que decidir [a base] antes. Minha prioridade era ter dois bons campos de treino, um hotel bem próximo [são 200m de distância] para recuperação e alimentação. A estrutura potencializa nosso tempo”, afirmou. O Swissôtel tem uma praia privativa e espaço suficiente para hospedagem de familiares, um dos desejos de Tite.

Como o COL e a Fifa trabalham com uma lista secreta de prioridades, é possível que as dez seleções que ficarão em Moscou tenham feito a solicitação antes da CBF. Edu Gaspar, coordenador da entidade, havia dito que a capital fazia parte das opções. Em Sochi, por exemplo o Brasil concorria pelo hotel com Áustria e Noruega, que não se classificaram.

Entre opções com hospedagem e campos de treino com menos de um quilômetro de distância nas redondezas de Moscou estão o CT do Saturn, escolhido por Portugal, o centro de alto rendimento de Bronnitsi (Argentina), o CT do Lokomotiv (Irã), o CT do Dínamo de Moscou (México) e o centro de alto rendimento de Novogorsk, casa permanente da seleção russa.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

O Conselho Nacional de Justiça acredita que o País pode ter menos presos do que os números oficias indicam
Com alta na demanda, a Gol voltará em novembro a voar para os Estados Unidos
https://www.osul.com.br/o-brasil-sera-o-favorito-com-mais-quilometros-rodados-na-copa-do-mundo-na-russia/ O Brasil será o favorito com mais quilômetros rodados na Copa do Mundo na Rússia 2018-01-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar