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Porto Alegre O comércio teve movimento intenso em Porto Alegre nesta segunda-feira, primeiro dia de flexibilização de atividades

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Apesar da redução nos números de óbitos e internações, a pandemia ainda preocupa. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

A adoção de protocolos de bandeira vermelha em Porto Alegre após a autorização judicial para que as prefeituras gaúchas retomassem o modelo de cogestão no distanciamento controlado resultou em movimento intenso no comércio nesta segunda-feira (23). No Centro Histórico, o fluxo de consumidores contrastava com o cenário das semanas anteriores.

Apesar da flexibilização, o prefeito Sebastião Melo criticou o modo pelo qual foram retomadas as atividades. Ele também voltou a defender os lojistas:

“Teremos uma cogestão precária. Os municípios ficarão com o ônus da responsabilidade pela fiscalização do cumprimento das regras impostas pelo Estado e a proibição das atividades nos finais de semana. Não foi o comércio que deixou a cidade nesta situação, pois construímos protocolos sanitários muito rigorosos e com ampla parceria com as entidades do setor”.

Nos supermercados, o dia também foi de retorno da venda de itens não essenciais, cujo comércio e exposição estavam proibidos nesse tipo de estabelecimento. No Zaffari da esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano, já na abertura do expediente as gôndolas de produtos como copos e outros artigos de bazar já estavam sem a cobertura por lonas.

Principais restrições

— Supermercados: Permitido receber clientes de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery. Sábado, domingo e feriado pode receber clientes das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery.

— Restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias: Permitido receber clientes presencialmente de segunda a sexta-feira, com restrições, das 5h às 18h.

— Liberadas pegue e leve e drive-thru entre as 5h e as 20h. Sábado, domingo e feriado: fechados para clientes presenciais. Liberado pegue e leve e drive-thru entre as 5h e as 20h. Tele-entrega sem restrições de horário. Lotação máxima de 25%. Distanciamento de dois metros entre as mesas. Máximo de quatro pessoas por mesa. Proibido música ao vivo.

— Mercado Público: Permitido receber clientes de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery. Sábado, domingo e feriado pode receber clientes das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery.

— Farmácias: Permitido receber clientes todos os dias da semana sem restrições de horário, desde que com restrições de distanciamento. Tele-entrega sem restrições de horário.

— Comércio e serviços essenciais: Permitido receber clientes de segunda a sexta-feira, com restrições de distanciamento. Sábado, domingo e feriado: permitido funcionar, com restrições de distanciamento. Tele-entrega sem restrições de horário. Presença máxima de uma pessoa para 8 metros de área. Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco.

— Comércio não essencial: Permitido receber clientes presencialmente de segunda a sexta-feira, com restrições, das 5h às 20h. Das 20h às 5h, somente delivery. Sábado, domingo e feriado: fechado, somente delivery. Tele-entrega sem restrições de horário. Presença máxima de uma pessoa para 8 metros de área. Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco.
— Praias, praças e parques: Vedada permanência. Permitida a prática de esporte aquático individual.

— Indústria e construção civil: Lotação máxima de 75% lotação de trabalhadores. Distanciamento interpessoal nos postos de trabalho e nos refeitórios.

— Cinemas, drive-in, feiras, congressos, eventos sociais e corporativos, festas, festejos e procissões: fechados.

— Academias e piscinas (inclusive em condomínios): Exclusivo para atividade individual com fins de manutenção da saúde. Lotação de uma pessoa para cada 32 metros de área útil de circulação. Grupo de no máximo duas pessoas para cada profissional habilitado.

— Clubes sociais e esportivos: Fechadas áreas comuns para lazer.

— Condomínios: Áreas comuns fechadas.

— Salão de beleza, barbeiro e estéticas: Máximo de uma pessoa para 8 metros de área. Distanciamento de dois metros entre clientes. Horário preferencial para grupo de risco.

— Pet shops: Lotação máxima de 25% de trabalhadores. Atendimento individual, sob agendamento, tipo pegue e leve.

— Missas e cultos: Lotação máxima de 10%, limitada a 30 pessoas. Distanciamento entre grupos não coabitantes.

— Bancos e lotéricas: Lotação máxima de 50% trabalhadores. Controle de acesso clientes (senha, agendamento ou sistema similar). Horário preferencial para pessoas pertencentes ao grupo de risco.

— Serviços (sindicatos, conselhos, imobiliárias e consultorias): Reforço teletrabalho/teleatendimento. Lotação máxima de 25% dos trabalhadores. Atendimento individual, sob agendamento.

— Transporte coletivo: Lotação máxima de 50% da capacidade do veículo.

(Marcello Campos)

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