Mudanças
o completar 19 anos de existência, o Dnit passa a contar com uma nova estrutura organizacional, a fim de adequá-la às necessidades do País de maior eficiência e efetividade na prestação dos serviços, observando-se também os melhores critérios de economicidade.
A mudança passa a vigorar a partir de 17 de junho e não implicará novos custos aos cofres públicos: ao contrário, representará uma redução, em função de enxugamento e melhor distribuição da estrutura. Paralelamente, está sendo realizada a atualização do Regimento Interno da Autarquia.
O Dnit foi criado em 2001, como o primeiro órgão federal que unia os três modais de transporte – rodoviário, aquaviário e ferroviário. Após quase duas décadas, a Autarquia recebe estrutura mais adequada à execução dos serviços sob sua responsabilidade, a partir do Decreto 10.367/2020.
Após uma série de análises técnicas, a mudança foi instituída pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro; pelo Ministro da Infraestrutura,Tarcísio Freitas; e pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes. A ação atualiza o Decreto 8.489/2015, que definiu a estrutura e quadro demonstrativo de cargos no Dnit.
A principal alteração é a integração da área aquaviária às superintendências regionais em cada Estado, fomentando a atuação simultânea nos três modais de transporte e facilitando a fiscalização dos contratos existentes. As administrações hidroviárias eram definidas por bacias hidrográficas de grande extensão, o que dificultava o acompanhamento da execução contratual. Com 10 modelos diferentes para atender às realidades locais, esse trabalho será mais eficaz.
Está sendo criada também uma área especifica para cuidar de assuntos relacionados a integridade dentro da Instituição, em consonância com o estabelecido pelo Ministério da Infraestrutura. A estrutura tem o objetivo de desenvolver ações contínuas para o cumprimento das leis e dos regulamentos estabelecidos para as atividades do Dnit, bem de auxiliar na prevenção, detecção e tratamento de inconformidades.