Sábado, 04 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O deputado Jair Bolsonaro e petistas são os mais influentes nas redes sociais, apontou pesquisa

Compartilhe esta notícia:

O deputado obteve 21,5 milhões de interações, em 1.682 postagens. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi o parlamentar mais influente nas redes sociais em 2017, segundo estudo do Instituto FSB Pesquisa. O deputado obteve 21,5 milhões de interações, em 1.682 postagens – ou seja, 11% de todas feitas com parlamentares foram com o pré-candidato.

Mas se ele e o correligionário Marco Feliciano (PSC-SP) estão no top três dos mais influentes (o paulista fica com a terceira posição), o ranking dos dez mais é dominado por petistas: seis do partido aparecem entre os que obtiveram maior interação.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) é o segundo colocado geral, e Lindbergh Farias (PT-RJ), o senador mais influente, aparecendo em quarto lugar na lista. Além deles, estão no topo também os deputados Décio Lima (PT-SC), em quinto, Marco Maia (PT-RS), em sétimo, e os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), em nono, e Humberto Costa (PT-PE), fechando o ranking.

Figuram ainda na lista principal os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), em sexto, e Delegado Francischini (SD-PR), em oitavo. Se forem levadas em conta apenas as atuações de deputados federais nas redes, porém, o pêndulo pesa para o lado do PSC, com quatro parlamentares entre os dez mais influentes: além de Jair Bolsonaro e Feliciano, aparecem Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) em oitavo, e Irmão Lazaro (PSC-BA) em nono.

A pesquisa utilizou publicações dos deputados e senadores de 2 de fevereiro a 31 de dezembro de 2017. O ranking é baseado no número de seguidores, quantidade de publicações, alcance e engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos). O instituto pertence à FSB Comunicação, agência que tem contratos com órgãos públicos, entre eles o governo federal.

Foram analisadas 549 mil postagens, que geraram 185 milhões de interações, sendo 94,5% no Facebook e apenas 5,5% no Twitter. Segundo o instituto, os parlamentares petistas também dominaram as interações, sendo seguidos pelo PSC de Bolsonaro: foram aproximadamente 58,3 milhões para o primeiro e 42,1 para o segundo.

O MDB, partido do presidente Michel Temer e dono da maior bancada do Congresso, aparece apenas em oitavo lugar entre os partidos mais influentes nas redes. O PSDB fica em sexto lugar, atrás de Solidariedade, PC do B e Podemos, todos partidos com bancadas menores.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) aparece em 113º lugar na listagem geral e 86º entre os deputados. Eunício Oliveira (MDB-CE), presidente do Senado, fica em 531º lugar no ranking principal e em 79º entre os senadores – à frente apenas de Ivo Cassol (PP-RO) e Roberto Muniz (PP-BA), que não fizeram postagens, de acordo com a FSB.

Ativo

Os brasileiros que declaram voto em Jair Bolsonaro (PSC) para presidente são, proporcionalmente, os que mais compartilham notícias sobre política e eleições no Facebook e no WhatsApp, segundo pesquisa realizada no fim de novembro do ano passado pelo Datafolha.

Entre os eleitores do deputado federal com acesso à internet, 87% têm conta no Facebook, e 40% deles dizem compartilhar noticiário político-eleitoral na plataforma; 93% têm conta no WhatsApp, e 43% declaram disseminar o conteúdo.

Segundo analistas como o historiador britânico Niall Ferguson, a exemplo do que aconteceu na eleição de Donald Trump nos EUA, também no Brasil o candidato que compreender melhor como usar mídia social terá mais chance de vencer. A pesquisa sobre os meios de informação política foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro, com 2.765 entrevistas presenciais em 192 cidades. A margem de erro foi de dois pontos percentuais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Linhas de ônibus serão reforçadas em Porto Alegre para o vestibular da Ufrgs
A reaproximação com a Coreia do Sul deixa mais provável a participação da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno
https://www.osul.com.br/o-deputado-jair-bolsonaro-e-petistas-sao-os-mais-influentes-nas-redes-sociais-apontou-pesquisa/ O deputado Jair Bolsonaro e petistas são os mais influentes nas redes sociais, apontou pesquisa 2018-01-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar