A SDR (Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) promove, nesta sexta-feira (9), o 3º Dia Estadual do Peixe, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. O evento, que ocorre no Salão de Atos da UPF (Universidade Federal de Passo Fundo), às 8h30min, reunirá piscicultores, técnicos, prefeitos, secretários municipais, pesquisadores e acadêmicos. O tema desta edição será “a piscicultura como alternativa econômica para os produtores rurais”. As inscrições podem ser feitas no site www.emater.tche.br ou no próprio evento nesta sexta-feira.
O diretor do Departamento do Desenvolvimento Agrário da SDR, Ricardo Núncio, aborda o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR, que tem iniciativas para incremento da produtividade, produção sustentável, industrialização e comercialização de pescado.
No Rio Grande do Sul, há 18 mil famílias de pescadores e 50 mil famílias de piscicultores. A produção anual gira em torno de 17 mil toneladas. A organização do 3º Dia Estadual do Peixe é da SDR, Emater/RS, prefeitura de Passo Fundo, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e UPF. A programação do evento está disponível no site www.sdr.rs.gov.br.