Domingo, 17 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de setembro de 2021
O próximo palestrante que se apresentou foi o economista graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no qual possui trajetória de quase 15 anos no serviço público, o atual secretário Extraordinário de Parceria do estado, Leonardo Busatto.
Busatto apresentou a carteira de projetos que o estado do Rio Grande do Sul possui hoje, nas áreas de privatizações, concessões e PPPs. Segundo o secretário, o estado gaúcho é hoje, o estado da Federação com a carteira mais vasta e diversificada de projetos de privatizações, concessões e PPPs, do Brasil. “O estado foi criado para prestar serviço a população”, destacou o secretário Extraordinário de Parceria do estado, Leonardo Busatto.
Como exemplo do modelo de privatização, Busatto citou a CEEE Distribuidora, que recentemente foi vendida e não pertence mais ao estado. Já as concessões acontecem em locais, como rodovias e parques. Nesses casos, o poder público faz uma parceria com o setor privado, que estabelece uma exploração do espaço por alguns anos, podendo fazer melhorias e também cobranças extras.
“Essa é a grande diferença entre privatização e concessão, no qual privatizar eu vendo e a concessão eu faço um contrato de longo prazo para se explorar e, depois o bem volta para o estado”, explicou o secretário extraordinário de parcerias do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto.
Em 2006, Leonardo Busatto, ingressou na Secretaria Estadual de Planejamento. No ano seguinte foi admitido em concurso público como auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda. Em 2015 e 2016, atuou como subsecretário do Tesouro do Estado.
Antes de voltar ao Executivo estadual, foi secretário da Fazenda de Porto Alegre de janeiro de 2017 até abril de 2020, quando passou a ser assessor do secretário da Fazenda do RS. Especialista em Administração Pública Eficaz e com pós-graduação na George Washington University, o nosso palestrante é o atual Secretário Extraordinário de Parceria do estado, Leonardo Busatto.