Responsável pela fala de encerramento do Fórum Desafios para o Desenvolvimento e Financiamento da Economia Gaúcha, na próxima quinta-feira (9), o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, entende que o principal desafio do estado atualmente é a “resiliência climática”. Gabriel explica que isso se refere à capacidade de se adaptar e de enfrentar as mudanças climáticas neste cenário tão diverso que tem impactado o RS.
Em seu pronunciamento, o político vai abordar as perspectivas de desenvolvimento do estado para os próximos anos, que são permeadas por assunto relacionados a inovação, tecnologia e sustentabilidade, temas prioritários do governo Eduardo Leite. “Não se fala em desenvolvimento econômico sem abordar as questões de energia verde, carbono zero, e assim por diante”, destaca Gabriel.
Segundo ele, o Rio Grande do Sul precisa melhorar suas condições de combate às mudanças climáticas. Junto com isso, o estado deve manter uma economia alinhada aos ideais da sustentabilidade, de acordo com a tendência global que busca esse tipo de movimento econômico no mercado.
O vice-governador salienta, ainda, que o capital humano também é fundamental para o desenvolvimento econômico estadual. “As pessoas, aqui no RS, são certamente o centro do nosso governo. Por isso mesmo priorizamos tanto a educação e a qualidade da mão de obra”, relata.
Gabriel ressalta que um fórum para debater o desenvolvimento e o financiamento da economia gaúcha é fundamental sob todos os aspectos. “O evento traz o protagonismo de entidades e instituições públicas que podem colaborar neste sentido, em especial os bancos públicos, o governo estadual e toda a matriz produtiva gaúcha, representada por empresários e instituições que geram emprego, renda e riqueza para o nosso estado.”
O Fórum Desafios para o Desenvolvimento e Financiamento da Economia Gaúcha é um oferecimento da Rede Pampa em parceria com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico. O evento será realizado das 14h30 às 18h, no auditório do Ministério Público do RS, no próximo dia 9.
As inscrições para o fórum são gratuitas e devem ser realizadas na página forumdesenvolvimentors.com.br. O debate também poderá ser acompanhado de forma on-line pelo canal da TV Pampa no YouTube ou pela transmissão ao vivo da Rádio Liberdade (83,3 FM e 99,7 FM). Dois programas sobre o encontro irão ao ar na TV Pampa nos dias 14 e 15 de novembro, bem como um caderno especial na edição do Jornal O Sul do dia 20 de novembro.