Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O ex-presidenciável Ciro Gomes vira réu pelos supostos crimes de calúnia, difamação e injúria contra a senadora Damares Alves

Compartilhe esta notícia:

Ciro é alvo ou figura como autor em cerca de uma centena de ações criminais e cíveis relativas a danos morais. (Foto: Reprodução de TV)

Conhecido pela retórica inflamada contra adversários, o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) virou réu pelos supostos crimes de calúnia, difamação e injúria contra a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A 3ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza aceitou a queixa-crime movida pela ex-ministra da Mulher do governo de Jair Bolsonaro (PL), que foi chamada de “bandida nazifascista da quadrilha do Bolsonaro” por Ciro.

O caso que originou o processo ocorreu em 27 de maio de 2020, em uma entrevista concedida pelo pedetista ao canal Portal do José no YouTube. O vídeo não está mais disponível. O juiz Ricardo Nogueira destacou que a decisão é “uma mera admissibilidade da acusação, não cabendo nessa fase processual exame aprofundado do teor dos fatos narrados”.

Em maio de 2023, uma audiência de conciliação foi marcada, mas as partes não chegaram a um acordo. A assessoria de Ciro não quis se manifestar sobre o caso.

A partir decisão da 3ª Vara Criminal, no último dia 18, Ciro tem dez dias para responder à acusação.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), Damares disse que recebeu a notícia “com muita alegria” e que não tem medo de “coronéis” ou de quem quer intimidar as mulheres “a não participar do processo político”. “Ele vai ter que provar que eu sou ‘bandida nazifascista'”, afirmou em vídeo publicado em sua conta na noite desta quarta-feira, 24.

Outras ações

Prefeito, governador, ministro e quatro vezes candidato à Presidência, Ciro é alvo ou figura como autor em cerca de uma centena de ações criminais e cíveis relativas a danos morais, em especial no Ceará e em São Paulo.

Ele coleciona condenações por danos morais e tem sido alvo de ações de execução em série, o que já resultou em penhora e leilão de imóveis, constante bloqueio de valores em suas contas bancárias, incluindo R$ 101 mil na da sua mulher, chegando até o recente impedimento para licenciar um carro.

Ciro declarou no ano passado —quando disputou a Presidência e ficou em quarto lugar— patrimônio de R$ 3 milhões, mas a Justiça tem encontrado dificuldade para fazer valer as cobranças.

Na lista dos que ingressaram na Justiça alegando terem sido ofendidos pelo pedetista estão os ex-presidentes da República Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro, além de políticos como José Serra (PSDB-SP), Eunício Oliveira (MDB-CE), Damares Alves (Republicanos-DF), Ricardo Salles (PL-SP), Eduardo Cunha (PTB-SP), João Doria (SP) e Valdemar Costa Neto (PL).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A Abin e a Polícia Federal vivem crise com suspeitas mútuas nos bastidores. Atual diretoria tenta evitar demissões por suposta proteção a esquema de espionagem ilegal
De acordo com a Polícia Federal, a Abin criou uma “estrutura paralela” que funcionava como organização criminosa para monitorar ilegalmente ministros do Supremo, parlamentares e adversários políticos do governo
https://www.osul.com.br/o-ex-presidenciavel-ciro-gomes-pdt-vira-reu-pelos-supostos-crimes-de-calunia-difamacao-e-injuria-contra-a-senadora-damares-alves/ O ex-presidenciável Ciro Gomes vira réu pelos supostos crimes de calúnia, difamação e injúria contra a senadora Damares Alves 2024-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar