Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

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Notícias O Facebook apresentou os seus novos avatares de realidade virtual e eles são reais até demais

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As imagens criadas digitalmente são semelhantes às pessoas. (Foto: Reprodução)

Durante o segundo dia da F8, conferência do Facebook para desenvolvedores, as fronteiras entre o real e o digital ficaram confusas após a apresentação dos novos avatares de realidade virtual desenvolvidos pela empresa. Utilizando tecnologias fotorreceptoras aliadas à realidade virtual, as imagens criadas digitalmente são tão semelhantes a como as pessoas se parecem na vida real que a apresentação gerou uma sensação de espanto em alguns dos presentes.

Esse sentimento de repulsa quando alguma representação humana, seja robótica ou mesmo em animações 3D, se torna muito próxima da imagem de pessoas reais, tem sido amplamente estudado e é conhecido como “uncanny valley”, ou “vale da estranheza”, em tradução livre. Há uma curva que delimita quão confortáveis os seres humanos se sentem frente a uma criação que representa não apenas outros humanos, mas qualquer ser orgânico.

As novidades apresentadas pelo Facebook parecem ter atingido esse vale de estranheza, dada a imensa semelhança com rostos reais. As imagens que a empresa usa hoje, disponíveis no Facebook Spaces, ainda em testes, mais se assemelham a desenhos animados.

Oculus – Novo protótipo

Por falar em realidade virtual, a empresa apresentou um protótipo de óculos VR com capacidade de variar o foco de visão do usuário. Chamado de Half Dome, o aparelho vai usar movimentação de telas para mudar a distância focal de acordo com o lugar para onde o usuário estiver olhando, criando, assim, uma sensação de campo.

Ainda, o Half Dome tem abertura entre 100 a 140 graus de campo de visão possibilitando que usuário veja mais do ambiente. O aparelho está em fase de testes apenas, sem confirmação de que seu protótipo se tornará um headset comercial.

Instagram – Machine Learning

A rede social revelou uma pesquisa que mostra como mais de 3,5 bilhões de imagens públicas do Instagram estão sendo usadas para construir um banco de dados, os quais serão utilizados para construção de tecnologia de reconhecimento de imagem do Facebook.

Com isso, a empresa alia o banco de dados a machine learning autônomos que são capazes de reconhecer uma imagem com 85,4% de precisão.

Programação – Bot com carteirinha gamer

O Facebook também anunciou que conseguiu criar uma inteligência artificial capaz de vencer jogadores profissionais de Go. Este é um jogo chinês que, pela grande quantidade de variáveis, é usado para testar IAs. O ELF OpenGo foi o bot que conseguiu vencer 14 partidas em sequência de Go. Ele faz parte de uma plataforma do Facebook para estudar ambientes virtuais em games e teve seu código aberto para quem quiser conhecer mais.

Framework atualizado

Aos programadores de plantão, o Facebook anunciou uma atualização do PyTorch, seu principal framework ( uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software). Com a versão 1.0, o software baseado em Python passa a ser mais unificado com a linguagem Caffe2, e adiciona funcionalidades de produção ao PyTorch, cujo foco era em pesquisa. A ideia é de que o usuário não tenha mais que usar dois frameworks para conseguir fazer pesquisa e produção na rede.

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