O Facebook está comprando uma empresa de software especializada em autenticar cartões de identificação emitidos pelo governo norte-americano, disseram as duas companhias, uma medida que pode ajudar a rede social a saber mais sobre as pessoas que compram anúncios. Autoridades norte-americanas manifestaram alarme quanto à capacidade limitada do Facebook em identificar quem compra anúncios na rede social, incluindo os relacionados a eleições.
Com sede em Boston, o grupo privado Confirm informou em seu site que a aquisição foi resultado de três anos de trabalho para construir uma tecnologia que mantivesse as pessoas seguras no ambiente online.
Em comunicado, o Facebook disse que a “tecnologia e o expertise da Confirm suportarão nossos contínuos esforços para manter nossa comunidade segura”.
O site da Confirm listava 26 funcionários no início deste mês, de acordo com a versão arquivada pela ferramenta de busca do Google. A companhia diz no portal ter mais de 750 clientes.
No ano passado, o Facebook informou suspeitar que agentes russos pagaram para aumentar publicações no Facebook nos Estados Unidos, em uma tentativa de dividir o eleitorado nas eleições presidenciais de 2016. Moscou nega as acusações.
A companhia mais tarde disse que começará a exigir que organizações conduzindo anúncios relacionados a eleições confirmem suas identidades.
O Facebook tem mais de 6 milhões de anunciantes diferentes, e comprar anúncios historicamente exigia pouco mais que uma página da rede social e um cartão de crédito.
A Confirm disse que seu software permite a autenticação de identidade para transações online, permitindo aos usuários detectar atividade potencialmente fraudulenta.