O Facebook não negou seu DNA, de ser uma empresa de socialização e longo alcance, quando decidiu, nesta semana, liberar seu aplicativo de realidade virtual para seus concorrentes.
O app Spaces, criado originalmente para o Oculus, plataforma de RV que é propriedade do Facebook, agora pode ser usado por rivais como HTC Vive (sendo que, em breve, chegará a outros dispositivos de RV). A plataforma é uma ferramenta de VR social, que permite aos usuários criar arte, jogar e interagir com sua rede. E essa interação foi um dos problemas que levaram o Facebook a abrir mão da exclusividade para o Oculus.
A decisão é importante para o desenvolvimento de experiências de RV. A exclusividade pode ser uma boa opção para algumas categorias, como os games, mas ela não funciona bem quando se pensa em integração social, em qua o alcance é essencial para alcançar bons resultados.
Dessa forma, o Facebook espera ter dado um empurrão para seu app crescer entre os usuários de RV. Num mercado dividido e em que a rede social ocupa a segunda posição, com participação menor do que a metade do líder, ampliar as chances de estar presente em mais dispositivos pode ser uma boa oportunidade de crescimento para Mark Zuckerberg.
Além disso, 2018 deverá assistir a um crescimento de oferta de headsets de RV, com a entrada de players de peso no mercado. Estão programados para serem lançados os dispositivos da Microsoft, da Lenovo, da Acer e da Samsung, com preços mais competitivos. Quanto aos principais players, hoje, a Sony domina esse setor, com cerca de 49% do mercado de headsets. Já a plataforma do Facebook responde por 21%, enquanto a HTC fica com uma fatia de 16%.