Facebook anunciou nesta terça-feira (19) uma nova ferramenta que promete avisar ao usuário quando outra pessoa postar uma foto sua, sem que necessariamente tenha sido marcado na publicação. A tecnologia de reconhecimento facial é a mesma já utilizada para sugerir marcações de pessoas em fotos.
A partir da mudança, o usuário será notificado quando alguém postar uma foto em que ele apareça, inclusive na imagem de perfil de outra pessoa.
“Você está no controle de sua imagem no Facebook e pode fazer escolhas, seja para ser marcado, permanecer sem marcação ou chegar à pessoa que publicou a foto se você tiver dúvidas sobre isso”, disse a empresa em nota.
A novidade também promete ajudar deficientes visuais na identificação das pessoas em fotos postadas na rede social.
Antes, os usuários com alguma restrição visual tinham a descrição por áudio das imagens apenas com o que elas podiam conter (como paisagem, comida etc) e a quantidade de pessoas. Agora, além da quantidade de pessoas, o Facebook informa, por áudio, o nome de quem está na foto.
Poder
Na semana passada, o Facebook anunciou que está testando uma ferramenta de privacidade para dar ao dono do perfil o poder de selecionar quem pode ler e interagir com o que foi publicado.
Ao clicar no ícone do cadeado, o usuário tem acesso às configurações de privacidade. São quatro opções: somente amigos e o autor do post podem ler e comentar, somente amigos, apenas o autor e aberto ao público. A rede social ainda não informou quando irá levar o novo recurso para todos os usuários.
Em uma época de intolerância disseminada pela rede, é sempre bom ter a opção de restringir quem pode ver as nossas atividades no Facebook. Trata-se, ainda, de uma boa opção caso você não queira que determinada pessoa saiba o que você está programando fazer.
“Cutucada”
Facebook também começou a testar uma função que substitui o botão “cutucar” no perfil de um amigo. Alguns usuários da rede social começam a ver um novo ícone que permite enviar cinco tipos de saudações diferentes: “olá”, “abraço”, “piscadela” ou “high-five”, além da já tradicional “cutucada”. A reformulação segue os mesmos moldes das reações disponíveis nos posts da lista de notícias do perfil.
De acordo com a imprensa especializada, com essa novidade o usuário poderá manter o botão pressionado para abrir opções de interação em pop-up (janelas que se abrem por sobre a página). Ao tocar em uma delas, é possível chamar a atenção de um contato (parecido com o “treme-tela” do MSN), de forma específica. A ação envia uma notificação com um link para o seu perfil.
Atualmente, o botão de cutucar fica escondido no perfil. Para chamar o amigo, é preciso abrir um menu e escolher a opção abaixo de “Ver amizade”. Junto à expansão do recurso, o Facebook passa a destacar o botão entre as principais informações da página de usuário. No computador tipo desktop ou no aplicativo para celular, o atalho para enviar uma saudação fica ao lado do envio de pedido de amizade e mensagem.
O teste das novas opções de interação não significa, necessariamente, que a novidade será liberada para todos. O Facebook costuma experimentar funções com frequência e nem sempre as torna padrão para os perfis da rede social. Foi esse o caso do atalho para o aplicativo de mensagens WhatsApp, por exemplo. Um ícone do mensageiro apareceu no Facebook em setembro, mas, até o momento, não surgiu no aplicativo para Android ou iPhone (iOS).
Na ocasião, a empresa de Mark Zuckerberg disse que estava “testando um atalho que torna mais fácil para as pessoas irem do Facebook para o WhatsApp, assim como os atalhos que já oferecemos para outros serviços, como o Messenger e o Instagram”. A mudança no “cutucar”, portanto, pode demorar ou sequer chegar em versão final na rede social.