O fim de semana será marcado por sol e frio no Rio Grande do Sul. Segundo a Metsul Meteorologia, este sábado (16) começa “congelante” no Estado, com mínimas ao redor de 0°C ou negativas em quase todos os municípios.
Na madrugada desta sexta-feira, a temperatura mínima no RS foi registrada em Pinheiro Machado, na Região Sul: -2,8°C. Em Soledade, fez -1,6°C; em São José dos Ausentes, -1,1°C; em Vila Nova do Sul, -0,7°C; em São Gabriel, -0,3°C; e em São Sepé, -0,2°C.
Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi verificada no bairro Lami, na Zona Sul, onde fez 4,2°C, de acordo com o Sistema Metroclima. No Sarandi, na Zona Norte, fez 5,2°C, e no Centro, 5,8°C. O tempo permanece firme neste sábado na Capital, com mínimas variando entre 0°C e 2°C e máximas de 13°C a 15°C.
No domingo (17), há risco de formação de geada ao amanhecer. Durante a tarde, a temperatura fica mais amena. O tempo segue estável no início da próxima semana. Confira a previsão do Sistema Metroclima para os próximos dias:
Sábado: dia ensolarado e com formação de geada. O vento estará calmo. A temperatura não sobe muito e também faz frio à tarde. Mínimas entre 0°C e 2°C e máximas entre 13°C e 15°C.
Domingo: tempo firme e ensolarado. O vento sopra calmo ou fraco do quadrante Leste. A temperatura estará muito baixa na madrugada e ao amanhecer, favorecendo a formação de geada em alguns pontos. Mínimas entre 1°C e 3°C e máximas entre 15°C e 17°C.
Segunda-feira: o sol predomina ao longo do dia. Não se descarta a formação localizada de nevoeiro ao amanhecer. O vento estará calmo. A temperatura sobe mais, e a tarde será agradável, mas ainda faz frio na madrugada e ao amanhecer. Mínimas entre 5°C e 7°C e máximas entre 19°C e 21°C.
Terça-feira: o sol predomina ao longo do dia. O vento permanece calmo. Nas primeiras horas da manhã, podem ocorrer formações localizadas de neblina e nevoeiro. A temperatura terá maior elevação. Mínimas entre 6°C e 8°C e máximas entre 21°C e 23°C.
O Sistema Metroclima – Vigilância Meteorológica de Porto Alegre foi criado em 2007 para monitorar as condições atmosféricas na Capital gaúcha 24 horas por dia mediante uma rede de estações automáticas e pluviômetros que oferecem dados de chuva e outras variáveis meteorológicas em todas as zonas geográficas da cidade.
Para esse trabalho, de acordo com a prefeitura, são utilizadas as mais modernas ferramentas, como radares meteorológicos, sistemas de detecção de descargas atmosféricas, modelos numéricos nacionais e internacionais, acompanhamento de imagens de satélite, radiossondagens de aeroportos e estações automáticas.
Inverno
O inverno, a estação mais fria do ano, com dias mais curtos e noites mais longas, começará às 07h07min do dia 21 de junho e terminará em 22 de setembro, com a entrada da primavera.