Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O futuro ministro da Educação diz que só revelará seus planos ao assumir o Ministério

Compartilhe esta notícia:

Ricardo Vélez Rodríguez foi escolhido para o Ministério da Educação. (Foto: Reprodução/Facebook)

O futuro ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, iniciou nesta segunda-feira os trabalhos de transição em Brasília. O primeiro encontro foi na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do MEC (Ministério da Educação) que fomenta a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no País, além de atuar na qualificação de professores da educação básica.

Na reunião, Vélez foi apresentado aos números e programas da Capes, projetados em uma grande tela na sala de reuniões. São cerca de 100 mil bolsistas da pós-graduação e 105 mil docentes ligados a iniciativas como o Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), entre outros. A agência também faz investimentos de capital, com editais para insumos necessários à pesquisa, como equipamentos.

O futuro ministro do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, chegou acompanhado de uma equipe grande, mas não fez muitas perguntas, segundo pessoas que estavam na reunião. A impressão entre alguns dos presentes é que Vélez e seus assessores ainda estão em uma fase inicial de conhecimento da estrutura do MEC e das entidades vinculadas a ele.

A Capes é considerada um ponto sensível da administração pela quantidade de bolsas que custeia. Qualquer rumor de cortes na área causa uma grande comoção. Na quarta-feira, Vélez se reunirá com o ministro da Educação, Rossieli Soares. O presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, e o secretário-executivo do MEC, Henrique Sartori, estiveram na reunião na Capes, em Brasília.

“Não vou dar declarações porque seria um ato de desrespeito ao ministro que está aí. Ele vai se encontrar comigo ainda, estou esperando por ele. Farei todas as declarações depois que eu assumir.”

“Faca nos dentes”

Em conversa divulgada recentemente nas redes sociais, o indicado para o MEC afirmou que no encontro mais recente com Bolsonaro, no dia 28 do mês passado, na Granja do Torto, o presidente eleito foi direto: “Vélez, você tem faca nos dentes para enfrentar essa guerra?”.

“Achei uma pessoa que não tem meias palavras, não tem pé atrás. Faz as perguntas mais diretas. Ele me perguntou: ‘Velez, você tem faca nos dentes para enfrentar essa guerra?’ Eu falei: ‘Senhor presidente, estou nessa guerra há 30 anos. Porque há 30 anos o marxismo está aí presente, marginalizando gente, fazendo ‘fake news’. Então, a gente tem que estar sempre alerta. Não pode dormir no ponto”, contou Vélez.

“Nunca pleiteei ser ministro. Achei que foi uma grande honra, evidentemente, ser chamado pelo senhor presidente Jair Bolsonaro. Um dos culpados foi o Olavo de Carvalho. Eu falei com ele: ‘Você me colocou na boca do leão. Vai ter que me ressarcir por esse tremendo prejuízo’. Aliás, hoje, assumo com enorme alegria. Acho que a gente tem que fazer algo para o nosso País, nosso Brasil. E, no terreno da educação, esse trabalho é fundamental, porque sem educação não há redenção da nação”, disse.

Vélez relembrou o primeiro contato que teve com Bolsonaro, em Juiz de Fora (MG). Ele diz que o presidente eleito, à época deputado federal, lhe pareceu uma pessoa transparente e direta.

“Eu gostei muito de conhecê-lo. Achei uma pessoa bastante transparente. E o encontro com ele na Granja do Torto (no mês passado) foi maravilhoso. Deu química positiva”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O novo governo federal estuda impor a idade mínima de 65 anos para servidor manter o salário integral na aposentadoria
A Procuradoria-Geral da República descartou um acordo de colaboração com o ex-ministro Antonio Palocci na Operação Zelotes
https://www.osul.com.br/o-futuro-ministro-da-educacao-diz-que-so-revelara-seus-planos-ao-assumir-o-ministerio/ O futuro ministro da Educação diz que só revelará seus planos ao assumir o Ministério 2018-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar