Registros fotográficos e materiais históricos compõem a exposição desenvolvida pelo jornalista Eduardo Tavares e pelo historiador Gabriel Dienstmann. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Gasparotto
O resultado do importante projeto do jornalista Eduardo Tavares e do historiador Gabriel Dienstmann deve ser conferido na mostra “Quilombos Rurais – O Gaúcho Negro”, inaugurada no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Permite conhecer as várias localidades em que o negro gaúcho tem suas vivências. São registros colhidos no percurso de mais de cinco mil quilômetros pelos pampas.
Entre muitas fotos, emociona descobrir a comunidade de pescadores negros nas lagoas, relembrando um dos inúmeros registros em preto e branco que fazem parte da mostra. As lideranças quilombolas participaram de um painel no dia da inauguração, e as fotos, mais de 120, estão disponíveis em portal da internet.
Entre muitas presenças da área da cultura e artes, boa parte era de fotógrafos, como Alfonso Abraão e Luiz Avila. É importante conhecer a expressiva participação dos negros na vida gaúcha. A mostra vai até 26 de novembro.
Antônio Leonel Soares, coordenador da Federação das Associações das Comunidades Quilombolas do Estado, e o historiador Gabriel Dienstmann, um dos responsáveis pela mostra “Quilombos Rurais RS – O Gaúcho Negro”.(Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Clima de descontração: Eduardo Tavares, Alfonso Abraão e Luiz Avila. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Gilda e Gerci Reolon prestigiaram o trabalho do neto, Gabriel Dienstmann. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Boas conversas: Higino Barros e Wladymir Ungaretti. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Franklin Gomes Correia de Sá conferiu a exposição nos espaços do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)