O Google anunciou o lançamento de novas ferramentas e atualizações para a educação on-line. A empresa disse que observa o impacto da pandemia na educação, que dependeu muito das aulas virtuais para manter as atividades escolares.
O Google Classroom, ferramenta que oferece recursos para exercícios e aulas remotas e que atende 150 milhões de estudantes no mundo, permitirá em celulares de sistema Android o acesso a funcionalidades mesmo off-line. O envio das tarefas realizadas, no entanto, ainda dependerá de conexão com internet.
Outra mudança anunciada para o Google Classroom foi o aumento de informações e estatísticas fornecidas aos educadores – como quais alunos visualizaram um curso ou enviaram uma tarefa.
A empresa também anunciou que não vai mais oferecer de forma gratuita armazenamento de dados ilimitado para escolas e universidades. Haverá limite de 100 TB (terabytes) de espaço de armazenamento na nuvem, espaço que será compartilhado por todos os usuários da escola ou universidade.
Segundo o Google, o espaço é suficiente para armazenar “mais de 100 milhões de documentos, 8 milhões de apresentações ou 400.000 horas de vídeo.”
O Chromebook, notebook do Google, terá 40 novos modelos voltados à educação, com recursos de acessibilidade e cursores de diferentes cores. O Google Meet, ferramenta de videoconferências, terá adaptações para comportar as necessidades de atividades escolares on-line.
Android 12
A Google liberou a primeira prévia do Android 12 para desenvolvedores. O sistema já pode ser baixado em smartphones da linha Pixel, que não são vendidos oficialmente no Brasil, e traz a primeira grande leva de detalhes oficiais sobre a nova versão do software.
A Google não divulgou a nova interface de usuário do Android 12, mas algumas imagens do preview e também de vazamentos já mostram o que podemos esperar da aparência do sistema. A empresa só deve revelar o visual do SO nos próximos meses, quem sabe durante a Google I/O, mas já descreveu algumas mudanças que estão a caminho.
A companhia disse que está reformulando o sistema de notificações com o Android 12. O objetivo é entregar uma experiência “moderna, fácil de usar e mais funcional”, além de trazer melhorias no visual e animações.
Suporte para mais arquivos
A primeira prévia do Android 12 revela que o sistema contará com suporte para mais tipos de arquivos e melhorias na navegação por gestos. A Google também promete aprimoramentos em segurança na nova edição do SO.
O Android 12 chegará ao mercado com suporte para arquivos de imagem AVIF, padrão que promete substituir o JPG futuramente, já que traz melhor compressão e fotos com menos artefatos. A empresa disse, porém, que a tecnologia não será adotada como padrão no sistema.