Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de outubro de 2017
Com o intuito de tornar a navegação do Google Chrome para Windows mais confiável e segura, a gigante das buscas anunciou na segunda-feira (16) que o browser será atualizado para lidar de forma mais eficiente com complementos maliciosos.
Uma das novidades já está presente na versão atual do Chrome desde o início deste mês, passando a detectar automaticamente quando alguma das configurações é alterada sem a intervenção direta do usuário. Dessa forma, quando você abrir o navegador novamente com alterações indevidas, o navegador perguntará se deseja retornar às definições originais.
O outro recurso importante que ainda será implementado é o “Chrome Cleanup”, capaz de funcionar como uma espécie de antivírus nativo do navegador, que além de notificar a instalação de novos plugins, também será capaz de realizar varreduras para eliminar complementos intrusivos e suspeitos a partir de simples varreduras. Esta nova ferramenta é resultado de uma parceria entre a Google e a ESET, empresa especializada na área de segurança digital.
Apesar de a notícia parecer boa, uma das preocupações mais óbvias com a implementação do ‘Chrome Cleanup’ fica por conta do desempenho do próprio Chrome, que já é conhecido por consumir muita memória, e que, com adição de uma nova ferramenta de segurança nativa, pode ficar ainda mais pesado.
Bateria
O Google Chrome é o navegador de internet mais usado em computadores pessoais, mas essa liderança não tem isentado o programa de inúmeras críticas devido ao seu alto consumo de memória RAM e processamento. Além de requerer mais recursos de hardware para executá-lo com bom desempenho, a autonomia da bateria é comprometida. A boa notícia é que já está disponível para download uma nova versão do navegador e que parece ter solucionado esses problemas que causavam tanto descontentamento.
A build 57 gerencia com maior eficiência a execução em segundo plano das abas que estiverem abertas, e dessa forma a alocação de memória é minimizada e reduzido o uso do processador. Os usuários que costumam navegar na internet com inúmeras abas abertas simultaneamente serão os maior beneficiados com essa novidade, pois agora poderão manter a sua maneira de usar o programa com mais desempenho – a melhoria também representa mais tempo longe das tomadas se estiver usando notebooks ou dispositivos móveis.
A atualização é disponibilizada automaticamente, para verificar se ela já está instalada basta seguir os passos descritos abaixo:
1 – Abra o Google Chrome e clique no ícone em formato de “três pontos” ao lado da barra de endereço.
2 – Clique em “Ajuda> Sobre o Google Chrome”.
3 – O assistente responsável pelo gerenciamento e instalação das atualizações irá verificar qual é a versão do sistema, realizar o procedimento de atualização. Após a sua conclusão será necessário reiniciar o navegador.