Ícone do site Jornal O Sul

O novo governador gaúcho escolhe mais sete secretários

Anúncios foram feitos pela manhã e à tarde. (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, nesta sexta-feira (21), mais sete nomes para o seu secretariado. Uma parte foi anunciada pela manhã e a segunda parte no período da tarde.

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – Catarina Paladini

Futuro secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.
(Foto: Divulgação)

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Deputado Estadual por duas legislaturas. Foi Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Rio Grande do Sul. Liderou ações sociais em Pelotas, como o Projeto Cidadão, no bairro Fragata. Atuou na Diretoria da Associação de Moradores da Guabiroba. Foi presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS.

Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Covatti Filho

Pasta da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural fica a cargo do deputado Covatti Filho. (Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados)

Deputado reeleito para o segundo mandato. Na Câmara dos Deputados presidiu a Comissão de Finanças e Tributação. Filiado ao Progressistas, foi presidente da juventude estadual do partido. Foi indicado entre os parlamentares jovens em ascensão em pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

Inovação, Ciência e Tecnologia – Luis Lamb

Luis Lamb, futuro secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia. (Foto: Divulgação/UFRGS)

Formado em Ciências da Computação pela UFRGS (Universidade Federal do RS). Possui mestrado pela mesma universidade e PhD pelo Imperial College London. É pró-reitor de pesquisa e professor na UFRGS. Coordena o Comitê Gestor da Aliança para inovação UFRGS-PUCRS-Unisinos. Foi um dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, na categoria Pesquisa Destaque na área de Computação.

Relações Federativas e Internacionais – Ana Amélia Lemos

Ana Amélia Lemos, futura secretária de Relações Federativas e Internacionais. (Foto: Agência Senado)

Formada em Comunicação Social pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), deixou o jornalismo depois de quase 40 anos, dos quais 33 na RBS. Comunicadora multimídia, esteve presente nos lares gaúchos durante 31 anos, falando diretamente de Brasília. Em 2010, abriu mão do ofício para concorrer ao Senado, eleita pelo PP/RS com 3.401.241 votos. Recentemente foi candidata a vice-presidente da República pela chapa de Geraldo Alckmin.

Esporte e Lazer – João Derly

Esporte e Lazer ficarão sob o comando de João Derly. (Foto: Divulgação)

João Derly é judoca, foi o primeiro brasileiro a se tornar Campeão Mundial de Judô, na categoria principal, foi bicampeão do mundo, medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos. Foi vereador de Porto Alegre e atualmente é deputado federal. É autor da nova lei de Incentivo ao Esporte e foi presidente da Frente Parlamentar do Esporte.

Governança e Gestão Estratégica – Cláudio Gastal

Governança e Gestão Estratégica terá como secretário Cláudio Gastal. (Foto: Governo do Tocantins)

Presidiu o Movimento Brasil Competitivo, É graduado em Análise de Sistemas, com mestrado em Sistemas de Informações. Integra o Conselho Consultivo do Consórcio Interestadual Brasil Central. Atua no Conselho Consultivo do Conselho Nacional de Desburocratização do governo federal. Coordena as coalizões Brasil Digital, Mais Gestão, Pacto pela Reforma do Estado. Foi secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República. Foi membro do Conselho de Ação Política pela Sustentabilidade.

Transportes – Juvir Costella

A secretaria de Transportes será comandada por Juvir Costella. (Foto: Marcelo Bertani/ALRS)

Deputado estadual reeleito, servidor público aposentado, foi gerente da extinta Caixa Estadual. Foi secretário de Turismo, Esporte e Lazer. Foi por dois mandatos vereador em Esteio. Também teve passagem pela Secretaria de Habitação no governo Yeda Crusius. (Letícia Castro/O Sul)

Sair da versão mobile