Ícone do site Jornal O Sul

O governador gaúcho discutiu a possibilidade de parceria comercial com um grupo chileno

Na pauta do encontro, possíveis parcerias. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

A possibilidade de investimentos no setor portuário do Rio Grande do Sul foi tema de um encontro no Palácio Piratini, nesta semana, entre o governador gaúcho Eduardo Leite e uma comitiva do grupo chileno Ultramar. “Estamos discutindo a concessão rodovias, aeroportos e hidrovias”, detalhou o anfitrião. “O momento é propício para dialogarmos sobre parcerias.”

Já o sócio-presidente da empresa, Richard von Appen, manifestou interesse em investir no Estado. Ele também mencionou experiências passadas que considera positivas na relação entre o Estado sulbrasileiro e o país latinoamericano.

 

Participaram da reunião o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, o chefe de gabinete Paulo Morales e o executivo chileno Fernando Reveco. No final, Richard von Appen convidou Eduardo Leite a conhecer de perto operações portuárias em seu país.

Fundado em 1952 por Albert von Appen, o grupo Ultramar é baseado em Santiago do Chile e conta com escritórios em diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai e Peru. No cardápio, serviços portuários, agenciamento marítimo e de cargas, operações portuária, armazenagem, terminais de contêineres, logística e distribuição.

Tecnopuc

Na terça-feira, Eduardo Leite esteve nas sedes das empresas Aquiris, GetNet e 4All, no Tecnopuc, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). A visita ocorreu no âmbito do projeto “Inova RS”, com lançamento previsto para o fim de maio.

Coordenada pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, a iniciativa tem entre as suas metas a criação de pelo menos dez polos regionais conectados em rede. Juntamente com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), a PUCRS integra o programa “Aliança para Inovação”, que serviu de inspiração para o novo programa estadual.

“Essa experiência, construída ao longo de um ano em Porto Alegre, mostrou que é perfeitamente possível acelerar o processo de crescimento das cidades e, por consequência, de todo o Rio Grande do Sul”, destacou na ocasião o titular da Secretaria, Luís da Cunha Lamb. Ele participou da concepção do projeto pioneiro quando era pró-reitor de Pesquisa da UFRGS.

(Marcello Campos)

 

Sair da versão mobile