Com uma equipe alternativa sob o comando do auxiliar técnico Alexandre Mendes, o Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Santos na Vila Belmiro no início da noite desse domingo, em partida válida pela trigésima-sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Copete, aos 31 minutos do primeiro tempo.
Apesar do tropeço, o Grêmio se manteve em segundo lugar na tabela, com 61 pontos, dez atrás do líder e campeão antecipado Corinthians, que nesse domingo perdeu para o Flamengo por 3 a 0, fora de casa. Já o Santos, quarto colocado (59 pontos), atrás do Palmeiras (60 pontos), carimbou o seu passaporte para a Copa Libertadores da América de 2018, faltando duas rodadas para o final do Brasileirão.
Sob forte chuva e com um público de apenas 4,2 mil torcedores, o Mosqueteiro gaúcho – preservando os seus titulares para a competição continental – e o Peixe santista fizeram um primeiro tempo equilibrado, com oportunidades de gol para ambos os lados. A etapa complementar seguiu no mesmo ritmo, com boas finalizações de ambos os lados.
Escalações
O Grêmio, sob o comando de Alexandre Mendes, colocou em campo Paulo Victor, Leonardo, Bressan, Rafael Thyere, Conrado, Cristian, Machado, Kaio (Pepê), Patrick (Batista), Dionathã (Lucas Poleto) e Jael.
Já o Santos do técnico Elano Blumer, escalou Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Lucas Veríssimo, Jean Mota, Alison, Renato, Vecchio (Daniel Guedes), Bruno Henrique, Copete (Arthur Gomes) e Ricardo Oliveira (Orinho).
Preparativos
Agora, o Grêmio concentra todo o seu foco na decisão da Libertadores, contra o Lanús. O primeiro duelo está marcado para esta quarta-feira na Arena, às 21h45min, ao passo que segundo confronto será realizado uma semana depois, na Argentina.
Na manhã desse domingo, os atletas que permaneceram em Porto Alegre deram continuidade aos preparativos para o jogo contra os argentinos. O técnico Renato Portaluppi, que também não viajou a Santos, comandou a primeira parte da atividade com portões fechados à imprensa.
Quando os repórteres tiveram acesso ao gramado, puderam acompanhar uma atividade tática e técnica, buscando trabalhar a organização dentro de campo, em espaço reduzido. As equipes foram formadas por Marcelo Grohe (que revezou com o goleiro Léo, das categorias de base), Léo Moura, Kannemann, Cortez, Cícero, Arthur, Jailson, Everton e Arroyo. O goleiro Tiago (da base), Edilson, Geromel, Michel, Ramiro, Fernandinho, Luan, Beto da Silva e Lucas Barrios integraram o outro time.
Ao final, o grupo realizou um último trabalho, novamente privativo. Nesta segunda-feira, o elenco se reapresenta na Arena, às 18h, para dar sequência aos trabalhos. Na ocasião, também será divulgada a lista de relacionados para a primeira final contra o Lanús. Em seguida, a equipe entra em regime de concentração.