Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de outubro de 2017
Na manhã dessa terça-feira, no centro de treinamento do Atlético Paranaense em Curitiba (PR), os jogadores do Grêmio realizaram a última sessão preparatória antes do duelo contra o Corinthians, pela vigésima-nona rodada do Campeonato Brasileiro. O compromisso está marcado para as 21h45min desta quarta-feira na Arena de Itaquera, em São Paulo.
A primeira parte do trabalho foi realizada com portões fechados à imprensa. Quando o técnico Renato Portaluppi liberou a entrada dos jornalistas, o grupo finalizava o tradicional rachão recreativo disputado nas vésperas de jogos da do Tricolor. Outra praxe mantida foi a de não fornecer qualquer indicativo de qual escalação que será colocada.
A atividade não contou com as presenças do volante Ramiro, que apenas corria em volta do gramado, e do lateral-direito Edilson, que acompanhava tudo sentado ao lado do banco de reservas. De acordo com informações do próprio site do clube, a tendência é de que ambos tenham sido poupados apenas do treino, sem ficar de fora da partida.
O atacante Luan, completamente recuperado do edema muscular na coxa direita que o manteve por mais de um mês no departamento médico, voltou a treinar com intensidade e fica à disposição de Renato. A sua entrada contra o Timão paulista, no entanto, não foi confirmada – já se fala em uma eventual participação para ganhar ritmo de jogo, devido à aproximação das semifinais da Copa Libertadores da América contra o Barcelona de Guayaquil (Equador), a partir do dia 25.
A delegação do Mosqueteiro embarcou por volta das 16h30min para São Paulo, onde permanece concentrada até a hora do confronto. A partida terá cobertura ao vivo pela Rádio Grenal, que pode ser acompanhada pelo 95.9 FM no dial ou através do site www.radiogrenal.com.br.
Situação
Uma vitória tricolor na capital paulista poderá reduzir a distância do Grêmio (segundo colocado, com 49 pontos, mesma pontuação do Santos mas com vantagem nos critérios qualificados) para o líder Corinthians, que soma 58 pontos e que já é tratado por diversos torcedores e até mesmo por segmentos da imprensa como o virtual dono do caneco do Brasileirão de 2017.
O confronto anterior entre as duas equipes, válido pelo primeiro turno do Brasileirão, no dia 25 de junho, terminou com derrota do clube gaúcho por 1 a 0, diante de mais de 54 mil torcedores em plena Arena. O gol foi marcado pelo meia Jadson, decretando o primeiro tropeço do time de Renato na Arena neste ano, após 18 jogos de invencibilidade doméstica. O último revés no estádio do bairro Humaitá havia ocorrido em dezembro, contra o Botafogo, pela rodada de encerramento do certame.
Polêmica
Após ser chamado de “careca vagabundo” em entrevista do presidente gremista Romildo Bozan Jr. ao site da “ESPN” nessa terça-feira, o árbitro paranaense Heber Roberto Lopes, escalado para a partida desta quarta-feira, deve se reunir com seus advogados. Ele não comentou as declarações mas adiantou que poderá tomar providências legais contra o dirigente.
“Eu estou ciente do fato mas o momento é de concentração para este grande jogo. Mas na quinta-feira já tenho uma reunião com meus advogados para tratar deste assunto”, declarou à imprensa o juiz de 45 anos.
O cartola tricolor colocou em cheque a capacidade e idoneidade de Lopes para apitar o confronto entre os líder e vice da competição. “Podemos até vencer, mas já deram um jeitinho, colocando um juiz caseiro”, protestou. Heber ainda não trabalhou em jogos do Corinthians neste Brasileirão, mas atuou na derrota do Grêmio para o Vasco por 1 a 0 em São Januário, seis rodadas atrás.
O presidente do Timão, Roberto de Andrade, lamentou a atitude do colega gaúcho e avaliou que a declaração de Bolzan tem por objetivo condicionar a arbitragem. “Isso é querer inverter a pressão do árbitro, mas eu não ligo para isso”, declarou. “A gente sabe a lisura que tem o campeonato.”