Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de janeiro de 2018
Na noite dessa quarta-feira, jogando fora de casa em sua estreia no Campeonato Gaúcho de 2018, o Grêmio saiu na frente contra o São Luiz de Ijuí mas cedeu o empate em 1 a 1 já nos descontos. Os gols foram marcados por Matheus Henrique (aos 23 minutos do primeiro tempo) para os visitantes e por Ronaldinho Gramadense (aos 46 minutos da etapa complementar) para os donos da casa.
O resultado no estádio 19 de Outubro foi obtido com uma equipe de transição, comandada pelo técnico Interino César Bueno e repleta de nomes pouco conhecidos por boa parte da torcida. Isso porque o time principal que em dezembro disputou o Mundial de Clubes da Fifa está de férias e só se reapresenta nesta quinta-feira.
Foi um jogo disputado, típico de Gauchão, com as duas equipes imprimindo forte ritmo. Apesar do campo não apresentar boas condições devido à chuva que caiu na cidade da Região Noroeste do Estado, o Mosqueteiro pressionou, ao mesmo tempo em que tentava se defender.
O técnico do Grêmio foi obrigado a mexer na escalação com apenas 9 minutos de bola rolando, quando Anderson (por lesão) deixou o gramado para a entrada de Leonardo Gomes na lateral-direita. Logo no início, o São Luiz teve boas chances de gol, mas o Tricolor foi quem abriu o marcador, aos 23 minutos. Leonardo Gomes foi acionado e cruzou na área. A bola chegou ao jovem volante Matheus Henrique, o “Matheusinho”, que recebeu e finalizou para o fundo das redes.
O Grêmio administrou a segunda etapa. Aos 16 minutos, o comandante gremista fez sua segunda alteração, colocando em campo Lucas Poletto no lugar de Lima e aos 30 minutos, o recém-contratado Thaciano na posição de Rodrigo Ancheta, que foi para o chuveiro mais cedo, também por contusão.
O time da casa ameaçou por mais vezes, mas o Tricolor conseguia segurar o escore favorável – ainda que apertado. Aos 40 minutos, Paulo Miranda (outra cara nova do elenco) recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso, logo em sua primeira partida com a camisa do time gaúcho.
Com dez homens em campo, o Grêmio acabou cedendo o empate, quando já havia sido erguida a placa indicativa de um acréscimo de cinco minutos. O São Luiz conseguiu por vezes criar jogadas perigosas, até que Ronaldinho Gramadense igualou tudo no estádio 19 de Outubro, quando o cronômetro marcava 46 minutos.
O resultado foi comemorado de forma efusiva pelo clube de Ijuí, que não disputava um Gauchão desde 2015. E a virada só não ocorreu porque uma bola do atacante Xuxa foi parar na trave do arqueiro gremista Bruno Grassi. O próximo compromisso do Tricolor na competição estadual está marcado para este sábado, às 16h30min, desta vez na Arena, contra o Caxias (ainda não se sabe se o técnico Renato Portaluppi estará na casamata e nem se haverá titulares em campo).
Escalações
O Grêmio do técnico interino César Bueno colocou em campo Bruno Grassi, Anderson (Leonardo Gomes), Paulo Miranda, Mendonça, Guilherme Guedes, Balbino, Ancheta (Thaciano), Matheus, Pepê (Lima) e Isaque.
Já o São Luiz, sob o comando de Paulo Henrique Marques, escalou Jonatas, Thomas, Tairone, Ricardo, Márcio Goiano, Prill (Karl), Eder (Mikael), Ridiero, Luis Carlos, Xuxa e Michel (Ronaldinho Gramadense).