Após derrotar o River Plate por 1 a 0 em pleno Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina), a delegação do Grêmio regressou a Porto Alegre no final desta tarde desta quarta-feira (24) e foi recepcionado com a festa muitos torcedores no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O jogo de volta contra o River está marcado para às 21h45min terça (30), na Arena.
O zagueiro Kannemann, que levou o terceiro cartão amarelo, fica de fora no duelo diante dos argentinos. A equipe gremista tem a vantagem de atuar pelo empate. Caso o River Plate vença por 1 a 0, a decisão da vaga será nas penalidades.
Antes disso, o Grêmio entra em campo neste sábado (27), quando recebe o Sport, às 16h30min, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Renato Portaluppi deve escalar um time reserva neste final de semana. O Tricolor ocupa a 5ª colocação no nacional com 52 pontos.
Mata-mata
Em pouco mais de dois anos desde que voltou ao clube onde é ídolo e já levando em conta o confronto de terça, o técnico Renato já comandou 15 vitórias nas primeiras partidas de mata-matas – em Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Gaúcho.
Nos 14 duelos anteriores, o Grêmio avançou 13 vezes. Aproveitamento de 92,8% para os gaúchos.
A única eliminação gremista depois de vitória no jogo de ida foi na semifinal da Copa do Brasil de 2017, quando o Cruzeiro devolveu um 1 a 0 no Mineirão e avançou na decisão por pênaltis.
Vale lembrar, ainda, que o treinador assumiu o comando do Grêmio na partida de volta de um mata-mata quando já tinha a vantagem nas mãos. Nas oitavas da Copa do Brasil de 2016, Roger Machado era técnico na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, na casa do rival. Na volta, já com Renato, derrota por 1 a 0 e classificação nos pênaltis.