Duas pesquisas publicadas nesta quarta (23) mostram uma queda ainda maior na aprovação do presidente Donald Trump, após sua polêmica reação de condenar os dois lados pela violência que levou à morte de uma manifestante contrária aos grupos racistas que marcharam em Charlottesville, na Virgínia, no último dia 12.
A sondagem da Universidade Quinnipiac apontou que a aprovação do presidente republicano caiu de 39% para 35% na última semana, enquanto uma pesquisa Politico/Morning Consult mostrou uma queda de 44% para 39% no mesmo período.
Ainda de acordo com o levantamento Quinnipiac, 62% dos eleitores consideram que Donald Trump está contribuindo para dividir o país, enquanto 31% dizem que ele está tentando uni-lo.
Eclipse
O presidente dos EUA, Donald Trump, retuitou nesta quinta-feira (24) uma montagem fotográfica em que ele aparece “eclipsando” o ex-presidente democrata Barack Obama, sob a legenda: “O melhor de todos os eclipses”.
I requested that Mitch M & Paul R tie the Debt Ceiling legislation into the popular V.A. Bill (which just passed) for easy approval. They…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 24, 2017
— Jerry Travone™️ (@JerryTravone) August 24, 2017
O meme foi postado no perfil pessoal de Trump e era uma referência ao eclipse solar total ocorrido na última segunda-feira nos EUA. Ele foi originalmente publicado na conta de Jerry Travone, que se define como youtuber e apoiador do presidente republicano.
Parte dos internautas críticos ao presidente se disse “chocada” com a montagem e com o apoio de Trump a ela. “Você realmente retuitou isso? Apenas. Uau”, escreveu um usuário. “O que há de errado com você?”, questionou outro.
Outros argumentaram que a sequência de fotos expressava bem o cenário político americano desde a troca do democrata pelo republicano: a estrela de energia deu lugar à escuridão, segundo alguns.
“Isto está correto, na verdade. A obscuridade de Trump tomou a luminosidade de Obama. O Sol é o que nos dá a vida e a energia!”, explicou uma apoiadora do democrata.
Houve quem apontasse que o presidente americano, na verdade, não soubesse direito o que é eclipse — caso contrário, não colocaria o adversário político como o Sol.
Um internauta preferiu adequar a montagem a seu gosto. “O único eclipse que eu quero ver hoje…”, indicou ao postar uma sequência de fotos na ordem inversa, na qual Obama toma a dianteira de Trump.
Reunião com Putin em 2016
Investigadores do Congresso dos Estados Unidos encontraram outro e-mail do ano passado de um importante assessor do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre uma tentativa de organizar um encontro entre autoridades da campanha dele com o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou a CNN nesta quinta-feira, citando fontes.
O e-mail foi enviado por Rick Dearborn, que agora é vice-chefe de gabinete do presidente, a autoridades da campanha, com informações sobre uma pessoa que estaria tentando conectá-los com Putin, segundo a CNN. Deaborn foi chefe de Gabinete de Jeff Sessions, hoje procurador-geral do país, e um dos maiores apoiadores da campanha do republicano.
A pessoa que estaria buscando esse encontro, identificada apenas como “WV”, fez as tentativas durante o mês de junho do ano passado, de acordo com a “CNN”, aproximadamente na mesma época em que Donald Trump Jr., filho do presidente, se encontrou com russos oferecendo informações para prejudicar a então adversária de seu pai, Hillary Clinton.
A emissora americana entrou em contato com a Casa Branca e a porta-voz do governo, Sarah Huckabee Sanders, informou que não iria comentar “informações que foram vazadas” sobre documentos.
O caso que ficou conhecido como “Russiagate” envolveu diversos assessores de Trump ao longo dos últimos meses. O FBI acusou formalmente hackers ligados ao governo de Putin de interferirem nas eleições do ano passado, quando o magnata derrotou Hillary Clinton. Por sua vez, Trump sempre negou qualquer participação nesse tipo de esquema e disse que tudo não passa de “intriga” dos democratas e da imprensa dos Estados Unidos. (Folhapress/AG)