Domingo, 06 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de dezembro de 2019
O Instagram vai alertar os usuários quando estiverem prestes a postar uma legenda “potencialmente ofensiva” em uma foto ou vídeo na rede social.
Quando alguém for publicar alguma coisa que a inteligência artificial entenda que possa ser prejudicial, o aplicativo vai avisar que a legenda “se parece com outras que foram reportadas”, incentivando a edição, mas permitindo a publicação sem alteração.
O novo recurso é baseado em uma ferramenta que o Instagram já introduziu nos comentários em julho deste ano. A rede social diz que convencer as pessoas a reconsiderar a publicação de comentários potencialmente ofensivos teve resultados promissores na luta contra o bullying online.
Esta é apenas mais uma da série de medidas que a empresa está adotando para lidar com o cyberbullying na plataforma. Em outubro, foi lançado o recurso “Restringir”, que limita a visualização de comentários e mensagens de pessoas com as quais o usuários não quer interagir.
Ao contrário de outras ferramentas, o Instagram vai precisar que os usuários identifiquem quando alguém se ofender. Por enquanto, o recurso está disponível em países selecionados, mas deverá ser expandido mundialmente “nos próximos meses”.
Checagem de fatos
O Instagram anunciou uma expansão em seu programa de checagem de fatos. A partir de agora, publicações que contenham fake news (notícias falsas) terão sua distribuição filtrada da aba Explorar e da pesquisa por hashtags, e exibirão um aviso de que aquele conteúdo é falso. A identificação dessas fotos e vídeos será feita usando tecnologia de aprendizado de máquina, com ajuda de empresas independentes de checagem de fatos.
A iniciativa estava em fase de teste nos Estados Unidos desde maio deste ano, e agora já pode ser acessada globalmente nos aplicativos para celular Android e iPhone (iOS), inclusive no Brasil. Ao se deparar com uma publicação considerada falsa, o usuário visualizará uma tela de aviso, para que decida se deseja continuar a ler, confiar ou compartilhar aquele conteúdo.
O Instagram utilizará tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning) para encontrar as fake news na rede social e para aplicar a tela de aviso. O alerta será exibido para todos os usuários que encontrarem o post, seja no feed, no perfil, nos Stories ou em mensagens do Direct. Além do alerta, um link externo disponibilizará artigos e matérias de fontes confiáveis para refutar as informações contidas no post falso.
Além do Instagram, a tela de avisos também será exibida automaticamente em publicações semelhantes que forem publicadas no Facebook, e vice-versa. Desde 2018, o Facebook vem implementando medidas para banir os boatos da sua plataforma, como inserir um botão de contextualização do post, expulsar páginas que propagam fake news e oferecer um tipo de denúncia específica para notícias falsas.
Além do machine learning, o Instagram afirma que usará uma combinação de fatores para definir que uma publicação deve ser enviada às empresas de verificação de fatos. Comentários e denúncias feitas pelos usuários que forem categorizadas como “informações falsas” também serão utilizadas para criar um relatório que ajudará a identificar informações potencialmente falsas.