Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair / Wind

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Após nova liberação da Anvisa, o Instituto Butantan entrega mais 900 mil doses da Coronavac

Compartilhe esta notícia:

Novas doses da CoronaVac saindo do Instituto Butantan para serem distribuídas. (Foto: Divulgação/ Governo SP)

O Instituto Butantan entregou mais 900 mil doses da vacina CoronaVac para a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e para o Ministério da Saúde, após a liberação do uso emergencial das doses envasadas na sede do instituto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme a instituição, 200 mil doses foram levadas ao Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde de São Paulo e 700 mil foram entregues ao governo federal na central de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Ao todo, a Anvisa aprovou o uso de 4,1 milhões de doses da CoronaVac. No entanto, as outras 3,2 milhões de doses envasadas, rotuladas e embaladas no Butantan a partir de matéria-prima enviada da China serão liberadas e distribuídas após passarem por um processo de inspeção de controle de qualidade do instituto. O Butantan afirmou que ainda não há previsão da entrega das doses que serão inspecionadas.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou que as novas doses serão distribuídas aos municípios a partir da próxima semana, mas não soube dizer a data exata e nem detalhar a quantidade que cada cidade irá receber.

Uso emergencial

O Butantan fez um pedido de uso emergencial para 4,8 milhões de doses da CoronaVac envasadas no instituto, em São Paulo, o que foi aprovado pela Anvisa na sexta (22). No entanto, a estimativa foi corrigida pelo Butantan após processo de envase e conferência do lote, e o total de doses envasadas foi de 4,1 milhões de doses.

O cronograma firmado em contrato com o Ministério da Saúde prevê a entrega de 8,7 milhões de doses da vacina previstas até 31 de janeiro. Desse total, 6 milhões foram entregues ao longo desta última semana. A CoronaVac é uma vacina contra Covid-19 baseada em vírus inativado e desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Butantan. Parte das doses foi entregue pela Sinovac já pronta para uso, enquanto outra parte é formulada pelo instituto em São Paulo.

Na última segunda-feira (18), o Butantan fez um pedido de uso emergencial para 4,8 milhões de doses da CoronaVac envasadas no instituto, em São Paulo, o que foi aprovado pela Anvisa na sexta. No entanto, a estimativa foi corrigida pelo Butantan após processo de envase e conferência do lote, e o total de doses envasadas foi de 4,1 milhões de doses.

O cronograma firmado em contrato com o Ministério da Saúde prevê a entrega de 8,7 milhões de doses da vacina previstas até 31 de janeiro. Desse total, 6 milhões foram entregues ao longo desta última semana. A CoronaVac é uma vacina contra Covid-19 baseada em vírus inativado e desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Butantan. Parte das doses foi entregue pela Sinovac já pronta para uso, enquanto outra parte é formulada pelo instituto em São Paulo.

Anvisa em São Paulo

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na sexta-feira por unanimidade o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O pedido foi feito pelo Butantan na segunda-feira. Um primeiro lote com 6 milhões de doses da CoronaVac já tinha sido liberado no último domingo (17) para aplicação emergencial. Essa fração chegou pronta da China e começou a ser distribuída em todo o país pelo Ministério da Saúde nesta semana. O novo pedido de autorização é para o uso emergencial de todas as doses envasadas pelo Butantan.

As doses do primeiro lote foram integralmente fabricadas na China e enviadas ao Brasil em frascos já prontos para aplicação, com uma dose por recipiente. Já as doses aprovadas pela Anvisa foram feitas com a matéria-prima enviada pela Sinovac ao Butantan, que finalizou a produção e envasou a vacina em frascos contendo dez doses cada um.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O comércio entre o Brasil e os Estados Unidos caiu acima da média durante a pandemia
O Ministério da Saúde registrou 62.334 novos casos de coronavírus
https://www.osul.com.br/o-instituto-butantan-entrega-mais-de-900-mil-doses-da-coronavac-apos-nova-liberacao-da-anvisa/ Após nova liberação da Anvisa, o Instituto Butantan entrega mais 900 mil doses da Coronavac 2021-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar