Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2015
Poucos sabem, mas o iPhone grava um histórico completo de lugares onde você esteve. Assim como o Android, o smartphone da Apple salva data, hora e localização geográfica (tudo registrado pelo GPS) para gerar um relatório detalhado de deslocamento do usuário. O registro acontece desde o momento em que o usuário faz login no iCloud pela primeira vez.
A Apple garante que a localização não é enviada aos servidores da empresa e é usada exclusivamente por apps instalados no iPhone. Mas caso você queira acessar e excluir esses dados, saiba como proceder.
Primeiro, acesse os ajustes do iPhone e vá até a opção “Privacidade”. Em seguida, toque em “Serviço de Localização”. Depois, role a tela até o final, acesse “Serviços do sistema” e depois “Locais frequentes”. Nesse menu, você verá uma lista com as cidades visitadas recentemente. Toque em uma delas para ver os detalhes. Vai ser possível observar um mapa com os endereços visitados, e uma lista com rua, número de visitas registradas, data e hora. Toque em um item da lista para ampliar a visualização.
Então, volte à tela anterior para apagar o histórico e desative a opção “Locais Frequentes”, para que o iPhone não salve mais a sua localização no mapa. Em seguida, clique em “Limpar Histórico” para apagar os registros que já foram salvos no smartphone.
Pronto. Agora você já sabe como ver exatamente por onde seu iPhone passou, além da data e hora em que esteve em cada endereço no mapa. Caso não tenha interesse em gravar sua posição no mapa em determinada hora, basta desativar a gravação manualmente, lembrando-se de reativá-la quando quiser voltar a salvar seu histórico de movimentação. (AG)