Domingo, 26 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O Laboratório Central do Estado conta com o apoio de duas universidades de Porto Alegre para realizar exames de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Número de pacientes recuperados da Covid-19 passa de 5 milhões. (Foto: EBC)

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) têm atuado como parceiras do Lacen (Laboratório Central) do Estado na realização de exames do tipo RT-PCR para diagnóstico de coronavírus. Esse trabalho conjunto já resultou em pelo menos 7,7 mil testes desde a chegada da pandemia ao território gaúcho, no início de março.

Segundo a diretora do Lacen, Rosane Ramos, o Rio Grande do Sul está dando conta de toda a demanda de material encaminhado para análise: “Atualmente não temos exames pendentes. Zeramos a fila a partir de um esforço conjunto e parcerias com o segmento acadêmico”.

O próximo termo de cooperação técnica a ser firmado será com o laboratório da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). A perspectiva é contar com um parceiro desse tipo em cada uma das macrorregiões gaúchas para a realização dos RT-PCR, aplicados em pacientes graves internados em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

Redirecionamento

O ICBS (Instituto de Ciências Básicas da Saúde) da UFRGS aderiu à estratégia por meio do redirecionamento de pessoas e equipamentos especializados. Até a última terça-feira (28), já haviam sido realizados mais de 100 testes no laboratório da instituição de ensino superior, que recebe 12 a 15 amostras por dia, embora a capacidade instalada permita até 160 testes diários.

Segundo a diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva, para que a parceria se concretizasse foi necessário implantar um laboratório para diagnóstico do SARS-CoV-2 (Covid-19) na UFRGS. “A montagem da estrutura foi um grande desafio, mas estamos prontos e atuando para auxiliar o Estado nessa situação de pandemia”, assegura.

Ela avalia, ainda, que a experiência tem sido enriquecedora para toda a equipe, do ponto-de-vista acadêmico e social: “Mudamos nosso foco de ensino e pesquisa com produção de conhecimento para uma ação de prestação de serviço à sociedade”.

A UFCSPA já realizou ao menos 160 testes. Para a professora Eliana Wendland, vinculada ao departamento de Saúde Coletiva e responsável pelo laboratório de epidemiologia clínica, as universidades públicas estão na fronteira da pesquisa e do desenvolvimento de soluções para os desafios sanitários, econômicos, ambientais e sociais, incluindo doenças emergentes como coronavírus.

“Essas ações em desenvolvimento são um exemplo do papel estratégico da universidade pública para a sociedade e a saúde pública”, menciona. “Reconhecer e fortalecer este papel aumenta a soberania, a resiliência e as perspectivas para o desenvolvimento nacional.”

A disponibilização dos testes da UFCSPA ao SUS (Sistema Único de Saúde), sem custo para o Estado, é fruto de uma ação entre o Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde, por meio do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O Superior Tribunal de Justiça se prepara para julgar uma desembargadora baiana acusada de vender sentenças
Bolsonaro participou, em Porto Alegre, da cerimônia de posse do novo chefe do Comando Militar do Sul
https://www.osul.com.br/o-laboratorio-central-do-estado-conta-com-o-apoio-de-duas-universidades-de-porto-alegre-para-realizar-exames-de-coronavirus/ O Laboratório Central do Estado conta com o apoio de duas universidades de Porto Alegre para realizar exames de coronavírus 2020-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar