Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2019
O DetranRS promove nesta quarta-feira (27), em Gramado, leilão de veículos e sucatas de Centros de Remoção e Depósito da região. O evento acontece às 10h no Centro de Eventos da FAURGS (rua São Pedro, 663). A visitação pública dos lotes, quando será permitido conhecer e examinar os bens, ocorre sempre dois dias úteis que antecedem o leilão, das 9h às 17h, nos respectivos depósitos.
No total, serão ofertados 736 itens retidos administrativamente e não reclamados pelos proprietários que estão nos depósitos de Gramado, Canela, Igrejinha, Nova Harz, Rolante, São Francisco de Paula, Três Coroas e Taquara. Os interessados podem arrematar dois tipos de bens: sucatas para reciclagem; ou veículos com documentação (aptos para voltar a circulação). Os veículos com documentação não têm restrições policiais e/ou judiciais e são desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira.
Veículos com documentação
Podem participar pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza. Para arrematar o lote, o comprador deverá apresentar no ato o RG, CPF e comprovante de residência, se pessoa física; contrato social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, se pessoa jurídica.
Sucatas
A compra de sucatas somente poderá ser realizada por empresas registradas no DetranRS que atuam como desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas (CDVs).
As informações dos bens a serem leiloados, bem como os endereços dos locais de visitação estão publicados nos editais de números 18 a 25/2019. O calendário com os demais leilões agendados e número de veículos ofertados pode ser conferido no site do DetranRS.
Operação desmanche
A 78ª Operação Desmanche resultou no recolhimento de cerca de 40 toneladas de sucata automotiva na última semana em Gravataí, na Região Metropolitana. O dono do estabelecimento vistoriado foi preso por clonagem de veículos e furto de energia.
É a quinta vez que a força-tarefa interdita estabelecimentos em Gravataí. Somente neste município já foram interditados nove locais, apreendidas mais de 200 toneladas de sucata e presas seis pessoas.
O crime de clonagem foi registrado pela primeira vez. Um veículo encontrado no local estava em situação de furto e constava com outra placa que não a original, caracterizando a clonagem.
O diretor do Disp (Departamento de Inteligência em Segurança Pública), delegado Emerson Wendt, atribuiu o flagrante desse delito ao trabalho da inteligência no monitoramento e rastreio de organizações criminosas especializadas em furto e roubo de veículos.
“Temos selecionado vários locais, denunciados pelos mais variados meios, e trabalhado de maneira integrada com as instituições vinculadas, possibilitando que possamos recolher material irregular/ilegal e também interditar estabelecimentos que estão em desacordo com a lei”, afirmou Wendt.
A coordenadora da força-tarefa, capitã Marta França Moreira, disse que a quinta vistoria em Gravataí englobou os esforços conjuntos para coibir os crimes de furto e roubo de veículos. “Nessas cinco vistorias fechamos locais que já haviam sido interditados e acabaram sendo reabertos, por isso a necessidade de realizar novas diligências”, destacou.
Lei dos Desmanches
A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015 para combater a recepção de veículos roubados. Desde essa data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem.
Voltar Todas de Marcas & Veículos