Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O líder do PMDB disse que o partido quer fechar questão e já tem a maioria a favor da reforma da Previdência

Compartilhe esta notícia:

Baleia Rossi (SP) fez o comunicado aos diretórios estaduais da legenda. (Foto: Valter Campanato/ABr)

O líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), afirmou nesta terça-feira (5), que a executiva nacional do partido já tem maioria para aprovar o fechamento de questão a favor da reforma da Previdência. A decisão deve ser tomada durante reunião da executiva que será marcada pelo presidente nacional da sigla, senador Romero Jucá (RR), até esta quinta-feira (7).

Após consultar os deputados do PMDB, Rossi afirmou que a maioria da bancada do partido na Câmara, a maioria da Casa, com 60 deputados, é a favor da reforma. Por esse motivo, disse, ele encaminhará à executiva nacional pedido para o fechamento de questão. “A bancada vai encaminhar. Agora é só a executiva deliberar”, disse. Questionado se a executiva deve acatar o pedido, respondeu: “Acredito que o PMDB já tem maioria para a executiva nacional deliberar sobre o fechamento”.

O presidente Michel Temer trabalha para que, pelo menos, seis partidos – PMDB, PSDB, PP, DEM, PRB e PTB – que reúnem 219 deputados, fechem questão a favor da reforma. A maioria dos partidos, contudo, considera que isso só será possível se o PMDB, partido de Temer, e o PSDB tomarem a dianteira. O PSDB já marcou reunião para esta quarta-feira (6), para decidir sobre o tema.

Jucá, por sua vez, deve marcar a reunião da executiva nacional do PMDB nesta quarta-feira, quando chega ao Brasil, após viagem em missão oficial à China. O encontro da direção do partido pode acontecer já na quarta ou na quinta-feira.

Base aliada

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que aguarda a definição da data da votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados para decidir sobre o fechamento de questão a favor da proposta. Em nota, o parlamentar piauiense disse que irá defender o fechamento de questão, pois a aprovação da reforma é “imprescindível” para o Brasil. O PP tem a segunda maior bancada, com 46 deputados, empatado com PSDB.

“Diante das discussões acerca da PEC 287/2016 (Reforma da Previdência), o Progressistas esclarece que aguarda a decisão do governo de pautar o texto para votação no Plenário da Câmara do Deputados. Após definição do governo, a Presidência do partido irá reunir a bancada para defender fechamento de questão para votação da Reforma, cuja aprovação é imprescindível para o País”, disse Nogueira na nota.

Fechar questão

Quando um partido fecha questão, os parlamentares que não acompanham a decisão da executiva podem ter penalidades, como suspensão de atividades partidárias ou até mesmo expulsão da legenda.

A proposta de emenda constitucional que trata da reforma da Previdência aguarda análise do plenário da Câmara desde maio e ainda não foi votada devido à dificuldade da base governista em reunir o número mínimo de votos necessários para aprovação. Para ser aprovada, a reforma precisa de pelo menos 308 votos do total de 513 deputados, em dois turnos de votação, tanto na Câmara como no Senado.

No último fim de semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniu com o presidente Michel Temer e líderes de diferentes partidos para negociar estratégias de retomada da tramitação da proposta. As lideranças partidárias estão articulando os votos com suas bancadas e, segundo Maia, até o fim desta semana deve decidir se vai colocar ou não a proposta em votação este ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

650 milhões de reais recuperados na Operação Lava-Jato serão devolvidos para a Petrobras
O juro do cartão de crédito já está mais baixo que o do cheque especial
https://www.osul.com.br/o-lider-do-pmdb-disse-que-o-partido-quer-fechar-questao-e-ja-tem-maioria-favor-da-reforma-da-previdencia/ O líder do PMDB disse que o partido quer fechar questão e já tem a maioria a favor da reforma da Previdência 2017-12-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar