Domingo, 22 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Ministério Público investiga as viagens do prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, durante o expediente

Compartilhe esta notícia:

O pedido teve origem em uma representação feita pelo PT. (Foto: Reprodução)

O MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo pediu esclarecimentos ao prefeito da capital, João Doria (PSDB), sobre as viagens que ele tem feito. O prefeito realizou viagens recentes para cidades como Curitiba, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza, onde ministrou palestras ou recebeu prêmios. O prefeito também realizou diversas viagens internacionais.
O promotor Marcelo Camargo Milani pediu que o prefeito informe o roteiro das viagens e as circunstâncias pelas quais essas viagens se deram, quem participou dessas comitivas e a forma como os custos foram pagos.

O pedido teve origem em uma representação feita pelo PT (Partido dos Trabalhadores), que acusa o prefeito de usar o cargo para fazer campanha antecipada à Presidência da República. O prefeito tem o prazo de 20 dias para responder os questionamentos. Em nota, a prefeitura disse que responderá em breve os questionamentos do Ministério Público para comprovar a total legalidade nas ações. A prefeitura também ressaltou que as viagens são custeadas pelo próprio prefeito.
Prefeito diz que vai explicar

Doria afirmou nesta terça que não tem “nenhum problema em responder ao Ministério Público” sobre as viagens, mas já adiantou que não pretende encerrá-las. “As viagens que faço, faço com meu dinheiro. Eu pago as minhas viagens, seja no Brasil, seja no exterior. É uma opção que tive. Assim como uso o meu automóvel, devolvo o meu salário para o terceiro setor e quero voltar a dizer: vamos continuar a viajar. No Brasil e fora do Brasil, quantas vezes forem necessárias para mostrar o valor da nossa cidade atrair investimento, gerar empregos e produtividade”.

Segundo o tucano, as viagens dentro do país já renderam frutos para a capital: “Exemplo concreto é [a viagem a] Palmas. Pode parecer distante e de pouca expressão, mas não é. A cidade de Palmas tem um programa de educação exemplar. Nós firmamos um convênio com o prefeito com o objetivo de aprimorar a educação básica municipal, tomando como base a referência que faz de Palma, pelo Ideb, melhor avaliada do que São Paulo”.

“Nós temos que ter grandeza e humildade. Grandeza para compreender a dimensão do Brasil e a importância de São Paulo no contexto nacional. E humildade para aprender com quem quer que seja a melhorar a gestão pública municipalista”, completou o prefeito.

Uma das linhas da investigação é apurar justamente quem se há recursos públicos no custeio das viagens. “Tais viagens teriam como objeto sua promoção pessoal e poderiam ter gerado custo ao erário, especialmente em virtude do uso do uso de estruturas da prefeitura, deslocamento ao aeroporto, agendamento de reuniões, bem ainda funcionários e servidores estariam sendo pagos pelo eráriono acompanhamento dessa empreitada, rumo às eleições de 2018”, escreveu o o promotor, na portaria de abertura do procedimento preparatório do inquérito civil.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Joesley diz que retirada de sua imunidade “foi ato de covardia” do procurador-geral da República
A Ordem dos Advogados do Brasil disse que a denúncia contra o presidente Michel Temer é gravíssima, mas defendeu a regularidade institucional
https://www.osul.com.br/o-ministerio-publico-investiga-as-viagens-do-prefeito-da-cidade-de-sao-paulo-joao-doria-durante-o-expediente/ O Ministério Público investiga as viagens do prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, durante o expediente 2017-09-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar