Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O ministro do Supremo Gilmar Mendes soltou em maio nove presos da Operação Lava-Jato. Saiba quem

Compartilhe esta notícia:

Mendes também autorizou a prorrogação de um dos inquéritos contra senadores do PSDB de Minas Gerais. (Foto: Agência Brasil)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus para nove presos da Operação Lava-Jato em maio. Saiba quem:

Hudson Braga

Secretário de Obras de Cabral, Braga foi condenado em 1ª instância a 27 anos de prisão por usar empresas criadas em seu nome e em nome de parentes para receber dinheiro por meio de contratos simulados de prestação de serviços.

Carlos Miranda

Apontado como o principal operador de Cabral, Carlos Miranda fechou acordo de delação premiada, já homologado por outro ministro do STF, Dias Toffoli.

Arthur Pinheiro Machado

O Empresário é apontado como operador e criador da Nova Bolsa, projeto para criar uma nova bolsa de valores no país, que recebeu aportes financeiros suspeitos de fundos de pensão dos Correios e da Serpro. Ele foi preso na Operação Rizoma.

Milton Lyra

O lobista do MDB foi preso preventivamente na Operação Rizoma por suspeitas de envolvimento com desvios no Postalis e de lavagem de dinheiro dos recursos desviados.

Outros presos

Após soltar Milton Lyra, Gilmar Mendes também concedeu liberdade para outros quatro presos na operação: Marcelo Sereno, ex-secretário nacional de comunicação do PT; Adeilson Ribeiro Telles, do Postalis, Carlos Alberto Valadares Pereira, da Serpro, e Ricardo Siqueira Rodrigues, apontado como operador financeiro.

Paulo Preto

Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, é apontado como operador de propinas do PSDB. Ex-diretor da Dersa, estatal paulista responsável pelas rodovias, ele foi preso em 6 de abril por desvios de R$ 7,7 milhões, entre 2009 e 2011, durante o governo de José Serra (PSDB).

Aécio e Anastasia

Gilmar Mendes também  autorizou a prorrogação por mais 60 dias de um dos inquéritos abertos contra os senadores do PSDB de Minas Gerais Aécio Neves e Antonio Anastasia a partir das delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht. Em notas, as defesas de Aécio e Anastasia disseram que a prorrogação do inquérito é um procedimento normal.

A investigação é sobre se Aécio, Anastasia, o ex-presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) Oswaldo Borges da Costa e o marqueteiro Paulo Vasconcelos do Rosário Neto receberam vantagens indevidas na campanha de Anastasia ao governo de Minas Gerais em 2010, a pedido de Aécio.

O ministro já havia ampliado por mais dois meses outra investigação contra Aécio, a que apura se o senador teve participação em suposta maquiagem nos dados sobre o Banco Rural com objetivo de esconder a existência do mensalão mineiro durante a apuração na CPI dos Correios, que investigou o mensalão do PT.

No caso que envolve supostas irregularidades na campanha de Anastasia, a Polícia Federal pediu mais prazo para ouvir depoimento de Oswaldo Borges da Costa Filho, além de avaliar dados do sistema de comunicação do setor de propinas da Odebrecht “Drousys” e do sistema de contabilidade paralela “My Web Day”.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, concordou com a prorrogação afirmando que seria necessário, ainda, obter registros de entrada do ex-diretor da Odebrecht em Minas Sérgio Luiz Neves na Codemig. Segundo Dodge, a empresa afirmou no processo não havia registros, mas destacou que o controle é feito manualmente.

Ao autorizar a prorrogação, Gilmar Mendes destacou que o regimento do Supremo prevê a prorrogação quando há diligências pendentes. “Defiro a prorrogação do prazo para a conclusão das investigações, por sessenta dias, para realizar as inquirições pendentes e para análise e eventual perícia em dados dos sistemas utilizados pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht”. Aécio é alvo também de outras apurações no STF e Anastasia é investigado em um segundo inquérito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Confronto entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin deve se repetir
A greve dos caminhoneiros mira o diesel, mas bate na Petrobras e até na Eletrobras
https://www.osul.com.br/o-ministro-do-supremo-gilmar-mendes-soltou-em-maio-nove-presos-da-operacao-lava-jato-saiba-quem/ O ministro do Supremo Gilmar Mendes soltou em maio nove presos da Operação Lava-Jato. Saiba quem 2018-05-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar