Com a escolha do novo presidente dos Estados Unidos hoje, teremos apenas uma certeza: o mundo da moda vai sentir saudade de Barack Obama. Nada a ver com política, a questão aqui é estilo. Não importa que o republicano Donald Trump tenha o topete mais comentado desde Elvis Presley ou que a democrata Hillary Clinton tenha passado os meses de campanha variando os conjuntos assinados por Ralph Lauren. O fato é que desde John Kennedy nenhum outro presidente americano usou a moda de uma forma tão interessante e de acordo com o seu tempo. Obama é um presidente cool e entende o tal zeitgest.
Ok, ele não se aventura muito. Obama não é fashion e nem poderia ser dado o cargo que ocupa. Mas sabe como poucos homens construir e usar um guarda-roupa clássico. Em geral, opta por paletós com dois botões. Seus ternos têm tons de cinza ou azul-marinho (e ele acerta no caimento, coisa rara). As gravatas nunca são estreitas demais. As marcas? Consta que todos os ternos do presidente são da alfaiataria Martin Greenfield Clothiers, de Nova York, e que ele prefere tecidos italianos.
Mas é off-duty que Obama mostra seu estilo. Ele já foi visto com as nossas Havaianas na praia, usa linho no verão (o tecido correto para quem não quer suar) e joga golfe com os sapatos adequados, nunca de tênis. Seus óculos escuros são os mesmos de JFK, o clássico Ray-Ban Wayfarer. Tão cool e tão gente como a gente que o normcore (lembram dele? O estilo das “pessoas normais”, sem afetação fashion, que foi hype há algumas temporadas) tinha Obama como referência máxima. Que outro presidente conseguiu um feito desses?
Obama não está sozinho. Michelle é um ícone da moda do nosso tempo. Mas a primeira-dama é outra conversa… (Renata Izaal/AG)