Ícone do site Jornal O Sul

O número de brasileiros fazendo viagens internacionais vai chegar a 9 milhões só neste ano

Aeroporto da Capital Federal. (Foto: Divulgação/MTUR)

O número de turistas brasileiros com viagens internacionais  programadas para este ano deve chegar a 9,2 milhões, num crescimento considerável quando comparado a 2016, segundo pesquisa feita pela Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado. O avanço indica a reação da demanda local por destinos estrangeiros, após retração de 9% em 2016, e alimenta planos de expansão de oferta por parte das companhias aéreas.

Esses dados são confirmados pela Braztoa. De acordo com Magda Nassar, presidente da Braztoa, no primeiro semestre o volume de vendas das associadas foi em média 12,3% comparado a igual período do ano passado, quando houve retração no internacional.

“Esses números demonstram que com a estabilidade do dólar e uma demanda reprimida, daqueles que não viajaram nos últimos dois anos temos este ano boas perspectivas para o mercado internacional. Desde o início do ano temos tido um crescimento continuado que deve se manter para as férias de verão”, adianta ela.

E não são apenas as viagens que estão em alta. As despesas dos brasileiros no exterior também têm batido recordes significativos, sendo que no último balanço do Banco Central em agosto, os gastos chegaram a marca recorde de 35% a mais comparando ao mesmo período de 2016.

Preferência por voar

Em termos nacionais, uma pesquisa do Ministério do Turismo realizada em setembro apontou que 64,5% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses deverão optar pelo avião. Trata-se do maior percentual registrado desde junho de 2014, quando o índice atingiu 66,9% dos entrevistados que pretendem fazer as malas no próximo semestre. Para 25,7%, o carro será o meio de transporte utilizado, enquanto 7,5% optarão pelo ônibus.

A ampliação da malha aérea é uma das medidas incluídas no Brasil + Turismo, pacote de ações do governo federal lançado em abril para estimular o setor. “Em um País de dimensões continentais como o Brasil, é fundamental garantir a conectividade aérea para permitir que cada vez mais brasileiros descubram as belezas do nosso País”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Ainda segundo a Sondagem do Consumidor, o Nordeste segue sendo a região preferida dos viajantes com 50,3% de intenção de viagem, seguido pelo Sudeste (21,7%), Sul (15,5%), Centro-Oeste (7,8%) e Norte (4,7%).

Quando o quesito é onde ficar durante a viagem, hotéis e pousadas seguem sendo os mais escolhidos pelos turistas: 49,5%. A casa de parentes e amigos aparece em segundo lugar, sendo escolhido por 35,9% dos entrevistados.

A sondagem é realizada mensalmente pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, essas capitais representam 70% do fluxo turístico doméstico brasileiro.

Sair da versão mobile