Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de março de 2020
Com a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus em países como Camarões, África do Sul e Peru nesta sexta-feira, o número de nações que registraram a aparição do vírus saltou de 51 para 95 em uma semana. As informações são do portal de notícias UOL.
O Brasil, que entrou na lista de países que registraram a presença do vírus no último dia 26, já possui 13 casos confirmados. Levando em consideração o período utilizado pela reportagem, o Brasil saltou, em uma semana, de 2 para 13 casos confirmados — 10 deles em São Paulo.
Em relação à mortalidade da covid-19 — a doença originada a partir do novo coronavírus —, foram 550 vítimas nos últimos sete dias no mundo. Apesar de ainda concentrar a vasta maioria de casos, apenas 140 mortes foram contabilizadas na China no período.
Atrás deste país, da Coreia do Sul e do Irã em número de contaminados, a Itália está em segundo lugar no número de mortes: 148, conforme contabilizado pela Universidade Johns Hopkins.
O aumento de casos na Itália está diretamente relacionado aos primeiros registros no Brasil. Segundo o ministério da Saúde, pelo menos sete dos casos confirmados estiveram em viagem ao país europeu entre janeiro e fevereiro.
Outros dois casos foram contaminados pelo primeiro homem que foi diagnosticado; ele tem 61 anos e esteve na Lombardia, região do norte da Itália, e voltou ao Brasil no dia 21 de fevereiro.
O país é um dos principais destinos turísticos do mundo, o que explica os surgimentos de casos pelo ocidente. Em 2019, o Brasil recebeu 354,6 mil passageiros que vieram da Itália.
Antes dos cancelamentos de voos realizados pela Latam, os aeroportos brasileiros recebiam cerca de 8.000 passageiros de voos originários da Itália por semana, conforme levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Em uma semana, o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil também disparou. Até esta sexta-feira (6), 768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
Até o momento, 480 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.