Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O Palácio do Planalto, o Tribunal Superior Eleitoral e o PMDB reagem à ideia de novas eleições

Compartilhe esta notícia:

A visão do TSE é de que o debate poderia acabar concluído só no ano que vem, o que abriria a possibilidade para que as eleições fossem indiretas.

A declaração da presidenta afastada Dilma Rousseff de que apoia uma consulta popular para a realização de novas eleições como saída para a crise política causou reação no Congresso, no Palácio do Planalto e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), responsável por um eventual novo pleito.

No TSE, a proposta é vista com ceticismo. A Corte avalia que seria difícil viabilizar o plebiscito, considerando que a tramitação no Legislativo seria demorada e os custos somados às eleições seriam muito altos. A visão do tribunal é de que o debate poderia acabar concluído só no ano que vem, o que abriria a possibilidade para que as eleições fossem indiretas.

Lideranças petistas no Senado, contudo, utilizam a proposta para negociar o apoio ao impeachment com parlamentares insatisfeitos com a gestão Temer. Só o Congresso pode convocar um plebiscito. A proposta precisaria ser apresentada por no mínimo um terço dos senadores ou deputados e aprovada nas duas Casas por maioria simples. Há um grupo de 30 senadores que diz simpatizar com a proposta, porém, muitos parlamentares da base aliada e da oposição avaliam que a sinalização “chegou tarde”. O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), disse que se a proposta tivesse sido feita antes do impeachment, até poderia ser considerada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O Japonês da Federal retorna ao trabalho nesta segunda-feira
Senadores discutem reação a procurador: avaliação é que o pedido de prisão de Renan Calheiros abre precedente para a crise
https://www.osul.com.br/o-palacio-do-planalto-o-tribunal-superior-eleitoral-e-o-pmdb-reagem-a-ideia-de-novas-eleicoes/ O Palácio do Planalto, o Tribunal Superior Eleitoral e o PMDB reagem à ideia de novas eleições 2016-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar