Ícone do site Jornal O Sul

O prefeito de São Paulo vai abrir academias e parques

Bruno Covas anunciou que 70 parques poderão ser reabertos de segunda a sexta e nenhum parque reabrirá aos finais de semana. (Foto: Governo do Estado de SP)

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (9) que academias e 70 parques municipais serão reabertos na segunda-feira (13) somente em dias da semana.

O Parque Ibirapuera, na Zona Sul, e o Parque do Carmo, na Zona Norte, funcionarão em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 6h às 16h. Os demais parques ficarão abertos entre 10h e 16h, também fechados aos finais de semana. Os bebedouros, parques infantis e espaços para prática de esportes coletivos seguirão fechados dentro dos parques municipais.

Ao todo, a capital paulista tem 107 parques municipais. De acordo com o prefeito, os parques terão entrada controlada e funcionarão com 40% da capacidade total. As demais regras de reabertura serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (10).

“Os permissionários poderão voltar a funcionar, respeitando os protocolos de atendimento. não serão permitidas atividades coletivas, em grupos. Os parquinhos infantis, os espaços de prática de esportes coletivos ainda estarão fechados neste momento”, afirmou o prefeito.

No Parque Ibirapuera, a entra será permitida nos portões: 02, 03, 05, 07 e 09 e os visitantes só poderão caminhar, correr e andar de bicicleta.

Covas esclareceu que o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, e a Avenida Paulista continuam fechados aos finais de semana.

“Quando os parques forem reabertos nos finais de semana, nós vamos retomar a atividade da Paulista e do parque Minhocão. Mas, nesse momento, são atividades que geram muita aglomeração, com vários pontos de entrada, portanto o controle da quantidade de pessoas é muito mais difícil de se fazer do que em um parque. Então, quando for momento e for possível esse tipo de aglomeração, eles voltarão a funcionar, mas nesse instante ainda continuam fechados”, informou o prefeito.

Outros setores

Na última segunda-feira (6), a cidade avançou na liberação das atividades econômicas, conforme o Plano São Paulo do governo do Estado, com a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza, além da ampliação do horário de funcionamento do comércio de rua, dos shoppings, imobiliárias e concessionárias.

Os Centros Esportivos Municipais também foram reabertos com restrições. As atividades esportivas desses locais estavam fechadas desde 16 de março, devido à pandemia de coronavírus. Sete dos 48 centros permanecem fechados.

O horário de funcionários dos centros esportivos e ginásios agora será temporariamente das 6h às 12h, sendo obrigatório o uso de máscaras por todos os servidores e frequentadores.

Segundo a prefeitura, estão liberadas apenas as atividades de caminhada ao ar livre, permanecendo proibidas os esportes em grupo e o uso de quadras, ginásios, campos, piscinas, playgrounds e academias, tanto as internas quanto externas.

Os centros terão acesso restrito a apenas alguns portões e será feita a medição da temperatura corporal na entrada, sendo proibido o acesso de quem tiver temperatura superior a 37,5 ºC.

Sair da versão mobile