Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de maio de 2020
Com a aprovação da proposta de retomada do Campeonato Gaúcho, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., vê o planejamento de possibilidade para sequência dos jogos seguindo como referência para os demais torneios regionais, diante do cenário do novo coronavírus.
Com a perspectivava de retorno entre julho e início de agosto, na avaliação do mandatário, a disputa do estadual servirá como uma espécie de “laboratório”.
“O Campeonato Gaúcho talvez vai ser o laboratório de todos os campeonatos regionais, porque está muito mais adiantado. E vai ser uma experiência importantíssima a ser feita. Pela primeira vez no País se farão os jogos com este tipo de monitoramento. Acho que temos uma situação bastante importante, de muita responsabilidade. O Campeonato Gaúcho vai dar a demonstração de que se pode fazer futebol seguro”, declarou Romildo.
Em meio à pandemia da covid-19, os clubes terão de seguir um protocolo médico antes do reinício da competição. Algo já cobrado no retorno aos treinos, como o caso do Grêmio, pelas autoridades governamentais e de saúde. Dianto do cenário incerto da doença, o presidente gremistas declarou que já a ciência por parte dos times que a competição possam ser realizada em sedes.
Na última quarta-feira (13), em reunião virtual, foi aprovada a proposta que a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) apresentou aos clubes para a retomada do Gauchão 2020. Com aceitação unânime entre os 12 dirigentes, o documento será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público e Secretaria Nacional de Esportes para validação.
As deliberações sugeridas pela FGF observam a aplicação do protocolo de segurança desenvolvido pela entidade e a realidade econômica dos times que disputam a competição.