Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que a oposição prioriza “imigrantes ilegais” ao ter seu governo paralisado

Compartilhe esta notícia:

Donald Trump anunciou que seu país sairia do tratado. (Foto: Reprodução)

Em meio à paralisação das atividades do governo de Donald Trump, no dia de seu 1º aniversário, o presidente dos Estados Unidos criticou os democratas ao dizer que eles estão mais preocupados com os imigrantes que com a segurança militar. Na madrugada deste sábado (20), o Senado dos Estados Unidos rejeitou uma extensão provisória do orçamento federal, que poderia evitar um “apagão” da máquina pública.

Com 50 votos a favor e 49 contra, o projeto-tampão, que garantiria o funcionamento do governo por 1 mês com um orçamento provisório, fracassou entre os senadores. Para chegar a um acordo, eram necessários 60 dos 100 votos. A paralisação começou oficialmente à 0h (3h, em Brasília).

Em sua página no Twitter, Trump afirmou que os democratas estão bem mais preocupados com os imigrantes ilegais do que com “nossa importante segurança militar”. “Eles poderiam ter facilmente fechado um acordo mas decidiram brincar de ‘apagão'”, escreveu. Ele acrescentou que este é o aniversário de 1 ano de sua presidência e os democratas quiseram dar a ele “um belo presente”.

Gasto militar e imigração no orçamento

Os republicanos, que dominam o Senado e a Câmara, querem um orçamento para 2018 que aumente o gasto militar, uma promessa de campanha de Trump, que considera que as forças armadas têm equipamentos insuficientes após mais de 16 anos de guerra ininterrupta. Mas, para um novo acordo temporário ou permanente, a oposição democrata exige em troca de seu voto uma solução para os “dreamers”, jovens que entraram nos Estados Unidos ilegalmente quando eram crianças.

Eles correram risco de deportação após Trump revogar, em setembro do ano passado, o programa Daca da era Obama, que lhes garantia residência temporária. Na semana passada, Justiça suspendeu a decisão de revogar o programa, porém o futuro desses jovens segue indefinido.

“Não negociaremos”

A Casa Branca advertiu neste sábado que “não negociará” com os democratas a situação migratória para manter a máquina pública em funcionamento e chamou a oposição de “perdedores”. “Não negociaremos a situação dos imigrantes ilegais, enquanto os democratas mantêm nossos cidadãos legais reféns das suas irresponsáveis exigências”, disse a Casa Branca, através de um comunicado.

O governo de Donald Trump iniciou a meia-noite um “apagão” parcial das suas atividades pela falta de fundos para financiá-las depois que republicanos e democratas não entraram em um acordo no Congresso sobre o orçamento.

A Câmara de Representantes aprovou na quinta-feira (18) à noite uma extensão de quatro semanas do orçamento, até 16 de fevereiro, por 230 votos contra 197. Mas as perspectivas já eram sombrias no Senado, porque a minoria do Partido Democrata, ansiosa para aproveitar os acordos orçamentários para resolver a questão migratória, tinha a intenção de bloquear qualquer votação.

“Shutdown”

Este é o primeiro “shutdown” (apagão do governo) desde outubro de 2013, quando 800 mil funcionários enfrentaram uma paralisação técnica durante mais de duas semanas. Com as contas congeladas, funcionários de agências e escritórios federais considerados não essenciais vão receber a ordem de ficar em casa até que um orçamento seja aprovado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

As praias de Porto Alegre seguem próprias para banho
Crédito de R$ 1,5 bilhão para empreendedores estimula economia do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-diz-que-oposicao-prioriza-imigrantes-ilegais-ao-ter-seu-governo-paralisado/ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que a oposição prioriza “imigrantes ilegais” ao ter seu governo paralisado 2018-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar