Ícone do site Jornal O Sul

O presidente Michel Temer admitiu estar com uma obstrução em uma artéria do coração

Medida evita que o presidente Temer tenha uma nova obstrução da uretra. (Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer admitiu, em entrevista ao site “Poder360” divulgada nessa sexta-feira, ter sido diagnosticado com uma obstrução parcial de uma artéria coronária, mas tentou mostrar tranquilidade. “Obstrução parcial que é comum. Eu vejo muitas pessoas que têm essa obstrução e vivem normalmente.” A receita foi: “Olha, tome aspirina infantil que é bom para fluir melhor o sangue e de tempos em tempos faça um exame, que se aumentar a obstrução tem que fazer um cateterismo”.

São diversos os fatores de risco predisponentes para o desenvolvimento de aterosclerose. Entre os mais comuns estão: tabagismo, diabetes, pressão arterial elevada, níveis altos de colesterol no sangue, dieta com alto teor de gordura, idade avançada, obesidade, histórico pessoal ou familiar de doença aterosclerótica.

Ninguém confia

A um ano das eleições, os políticos continuam no patamar mais alto de desconfiança entre os brasileiros, segundo levantamento mais recente do Ipsos. De acordo com o estudo, 93% não confiam nos políticos em geral e 90% não confiam em Michel Temer. Ao mesmo tempo, as instituições mais confiáveis para os entrevistados são as Forças Armadas (66%) e a Polícia Federal (64%).

Os dados foram divulgados no lançamento de uma publicação do Ipsos intitulada Brasil 2018: Caiu a Máscara. Para o levantamento, foram entrevistados 1,2 mil pessoas, em 72 municípios, entre os dias 1.º e 14 de julho deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

O estudo apontou que 86% dos entrevistados disseram concordar, parcialmente ou totalmente, com a frase: “Os partidos e políticos tradicionais não se preocupam com pessoas como eu”. “Há uma desconfiança generalizada nas instituições em um contexto de crise econômica e vácuo de lideranças”, explicou Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs.

Ele avaliou que a maioria dos entrevistados considera que os militares e os policiais federais são os personagens que vão resolver os problemas sem grandes rituais. “Em um momento de crise moral no País, são as forças armadas e a polícia que têm esse capital de imagem do ponto de vista de serem instituições intocáveis, mais puras”, afirmou.

Líderes da confiança dos brasileiros, as Forças Armadas e a PF, também, representam, para os entrevistados, o “moralismo e conservadorismo”, observou o diretor da Ipsos Public Affairs. “As pessoas as apoiam por isso, porque acham que elas podem corrigir o sistema falido”, afirmou Cersosimo.

Viagem

Temer  deve fica ao menos quatro horas em Mato Grosso do Sul neste sábado. De acordo com o deputado federal Carlos Marun (PMDB), a previsão é que o avião oficial pouse às 8h em Campo Grande, onde o presidente pegará um helicóptero até a Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda.
A agenda do presidente continua não confirmada oficialmente pelo Palácio Planalto, mas tudo indica que o comandante do país vem ao Estado para validar acordo relacionado à conservação do Pantanal. O deputado da bancada de Mato Grosso do Sul da Câmara Federal revelou ainda que Temer deve fica na fazenda até meio-dia e da Capital, decola de volta para Brasília (DF). “Ele me chamou para ir junto, mas eu já estarei no interior. Vou dar um jeito de estar lá [no evento]”, contou Marun.
Sair da versão mobile