Ícone do site Jornal O Sul

Michel Temer afastou os vice-presidentes da Caixa Federal por suspeita de corrupção

Presidente atendeu a recomendação do MP e BC. (Foto: Alan Santos/PR)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que o presidente Michel Temer determinou nesta terça-feira (16) o afastamento dos vice-presidentes da Caixa Econômica por 15 dias.

A decisão de Temer é anunciada após o Ministério Público Federal de Brasília e o Banco Central recomendarem ao governo federal o afastamento dos vice-presidentes.

Os pedidos foram apresentados em razão das suspeitas de irregularidades na Caixa investigadas pelo MPF e pela Polícia Federal.

Deflagrada em 2016, a Operação Greenfield investiga desvios em fundos de pensão de bancos e de estatais. Por meio dessa investigação, a PF e o MPF descobriram irregularidades no FI-FGTS (Fundo de Investimentos do FGTS), vinculado à Caixa, e deflagraram uma segunda operação, batizada de Sépsis.

Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota da Secretaria de Comunicação Social:

“O presidente da República, Michel Temer, determinou ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e ao presidente da CEF, Gilberto Ochi, que afastem os vice-presidentes do banco por 15 dias, prazo que terão para apresentar ampla defesa das acusações.”

MPF

Em ofício enviado ao presidente Michel Temer, os procuradores responsáveis pela Operação Greenfield afirmaram que ele poderia ser responsabilizado, na esfera cível, por ilícitos que eventualmente viessem a ser cometidos pelos atuais vice-presidentes da Caixa Econômica Federal.

Em dezembro, os procuradores responsáveis pelas investigações enviaram uma recomendação à Presidência da República e à Caixa, solicitando que todos os 12 vice-presidentes do banco fossem demitidos. Quatro deles estão na mira de investigações da PF.

O pedido de substituição dos vice-presidentes, segundo o MPF, foi motivado pela “existência de diversas figuras proeminentes na administração da CEF em casos investigados e/ou alvos de investigações, bem como a perene influência política sobre funções que deveriam ser essencialmente técnicas”.

No último dia 8, a Casa Civil e a presidência da Caixa Econômica Federal informaram que rejeitariam a recomendação do MPF. Diante da negativa do governo em seguir a recomendação, os procuradores enviaram um novo ofício, datado do último dia 11, reiterando o pedido. No documento, a força-tarefa da Greenfield afirmava que o prazo final para o acolhimento da recomendação seria o dia 26 de fevereiro de 2018.

Banco Central

No dia 10 deste mês, um dia antes de o ofício do MPF ter sido enviado a Temer, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, encaminhou à secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, uma recomendação do banco para que os vice-presidentes da Caixa fossem substituídos.

O documento do BC foi encaminhado a Ana Paula Vescovi porque ela também é presidente do Conselho de Administração da Caixa.

Sair da versão mobile