Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 17 de março de 2024
Passaram-se quatro anos desde que a Netflix anunciou pela primeira vez que faria a adaptação de O Problema dos Três Corpos, famoso romance de ficção científica chinês homônimo escrito por Liu Cixin. E agora, finalmente, a série está prestes a ser lançada.
Desenvolvida por D.B. Weiss e David Benioff, a dupla responsável pela aclamada adaptação de Game of Thrones para a HBO, a nova série da plataforma de streaming conta com uma história ambiciosa com muitas reviravoltas, baseada em um material de origem respeitado, um orçamento massivo, personagens interessantes e todos os outros elementos para se tornar um grande sucesso.
Agora que a adaptação está prestes a estrear, o Estadão reuniu as principais informações que você precisa saber para se preparar para a série – que já é considerada uma das mais esperadas de 2024.
Nova série da Netflix, O Problema dos 3 Corpos é inspirada no primeiro livro da trilogia Recordação do Passado da Terra, de Cixin Liu, que ganhou o Prêmio Hugo, dado a obras de ficção científica, em 2008.
A história começa na década de 1960, acompanhando uma cientista cuja interação acidental com alienígenas altera profundamente o destino da humanidade. Além do livro que deu origem à série, a trilogia inclui outros dois volumes: A Floresta Escura (2008) e O Fim da Morte (2010). Todos os títulos foram lançados pela Suma e estão disponíveis nas livrarias brasileiras.
Trama
Sem revelar muitos spoilers da série, O Problema dos Três Corpos se inicia durante a Revolução Cultural Chinesa nos anos 1960, quando a astrofísica Ye Wenjie (interpretada por Rosalind Chao, de Mulan e Sexta-Feira Muito Louca) é testemunha do brutal assassinato de seu pai.
Anos mais tarde, e ainda cheia de traumas, ela é recrutada pelo exército e enviada para uma base de radar secreta em uma área remota na Mongólia. Quando chega lá, ela consegue estabelecer contato com outras formas de vida. No entanto, rapidamente Ye recebe o aviso para cessar as comunicações em prol de sua raça.
Mas sem se intimidar, a astrofísica decide contatar o restante da raça alienígena – uma decisão que coloca o destino da humanidade em perigo. Cinquenta anos depois, cabe a um grupo de cientistas (conhecido como “os cinco de Oxford”) tentar entender o que aconteceu anteriormente para proteger a humanidade, que está prestes a enfrentar uma ameaça jamais vista antes.
Embora a descrição seja bastante genérica, essencialmente, a série trata da ansiedade em relação ao mundo e ao futuro. Os oito episódios da primeira temporada ainda exploram conspirações governamentais, mistérios científicos, guerras e conflitos de sociedades ocultas, apresentados por meio do olhar de um mosaico de personagens.
Elenco
Além de Chao, a produção conta com Benedict Wong (de Aniquilação e Doutor Estranho) no papel do detetive Da Shi. Jess Hong (Inked e Creamerie) interpreta a física teórica Jin Cheng. Jovan Adepo (Um Limite Entre Nós e Babilônia) é o assistente de pesquisa em física Saul Durand. Eiza González (Em Ritmo de Fuga e Eu Me Importo) vive a gênia da nanotecnologia Auggie Salazar. John Bradley (Casa Comigo e Game of Thrones) interpreta o físico Jack Rooney. E Alex Sharp (Os Sete de Chicago e As Trapaceiras) vive o professor Will Downing.
Liam Cunningham (A Última Viagem de Demeter), Jonathan Pryce (Os Dois Papas), Tsai Chin (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), Saamer Usmani (Inventando Anna) e Sea Shimooka (Arrow) completam o elenco.
Adaptação
A nova adaptação será liderada por David Benioff e D.B. Weiss, os cocriadores da versão televisiva de Game of Thrones, que transformaram a obra de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, em um fenômeno mundial. Outro nome envolvido na adaptação é Alexander Woo, roteirista de True Blood, que está trabalhando ao lado da dupla.
Embora os fãs dos livros de Liu Cixin possam estar um pouco receosos com o envolvimento de Weiss e Benioff, visto que, para muitos, as temporadas finais de Game of Thrones decepcionaram devido à falta de material base, a trilogia de ficção científica de Cixin está completa. Portanto, a dupla não ficará sem material de origem – o que não foi o caso com GoT, que ainda está no processo de ser concluída em livro, mas finalizou sua exibição na TV na base do “improviso”.
Os oito episódios da primeira temporada também contam com a direção de nomes como Jeremy Podeswa (conhecido por alguns dos episódios mais aclamados de Game of Thrones, como Unbowed, Unbent, Unbroken), Derek Tsang (Dias Melhores) e Minkie Spiro (Complô Contra a América).
Os oito episódios da primeira temporada da versão da Netflix de O Problema dos 3 Corpos chega à plataforma em 21 de março.