Sábado, 12 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de abril de 2025
“O Quarto ao Lado”, mais novo filme de Pedro Almodóvar, já pode ser visto no streaming. O longa, que ficou de fora da disputa do Oscar 2025, entrou no catálogo da Netflix nessa quarta-feira (9).
Estrelado por Tilda Swinton e Julianne Moore, O Quarto ao Lado conta a história de duas antigas amigas que se reencontram depois de muito tempo e começam a dividir velhas lembranças. Uma delas, no entanto, faz um pedido inusitado: que a amiga lhe mate antes que ela sucumba ao câncer.
O Quarto ao Lado foi o grande vencedor do Festival de Veneza 2024, levando o cobiçado prêmio Leão de Ouro. O filme também rendeu uma indicação de Melhor Atriz a Swinton no Globo de Ouro 2025. Na ocasião, a atriz foi derrotada pela brasileira Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui).
O elenco de O Quarto ao Lado inclui ainda John Turturro (Ruptura), Alessandro Nivola (Kraven, o Caçador) e Juan Diego Botto (O Esquadrão Suicida). O filme é baseado no livro O Que Você Está Enfrentando, de Sigrid Nunez.
Na trama, Martha (Tilda Swinton) descobre que seu câncer se espalhou para outras partes do corpo, um processo conhecido como metástase. Diante dessa situação, ela decide se submeter à eutanásia (ou morte assistida).
O filme aborda claramente essa escolha e discute temas como a proibição do procedimento nos Estados Unidos, além de como as autoridades podem ou não intervir em casos como o de Ingrid (Julianne Moore), que opta por interromper seu tratamento contra o câncer para buscar “um fim digno”, como ela mesma expressa na produção.
O relacionamento entre as protagonistas é o elemento central que guia as discussões existenciais de “O Quarto ao Lado”. Enquanto Martha lida diretamente com a iminência da morte, Ingrid observa, assustada, a forma como a amiga parece enfrentar essa realidade sem aparentes problemas.
Conhecida por explorar o tema do “medo da morte” em seus escritos, Ingrid é levada a confrontar a única certeza que temos na vida: a morte que aguarda a todos nós. Através da amiga, ela começa a questionar a efemeridade de aspectos cruciais da existência, como escolhas, relacionamentos, carreira e outros pontos importantes da vida.
Em um tom de crítica social, Almodóvar apresenta na trama Damian, personagem interpretado por John Turturro (“O Grande Lebowski”), um ativista climático. Com sua presença, Ingrid e Martha discutem e observam as transformações climáticas em uma Nova York gelada.
Um dos aspectos característicos do cinema de Almodóvar é o uso do melodrama. Inspirado em Douglas Sirk, grande referência no gênero, o diretor espanhol incorpora em “O Quarto ao Lado” esquetes com um toque novelesco, utilizando flashbacks para revelar o passado de Martha.
Com toda a intensidade dramática — e até um toque de exagero cômico —, os antigos relacionamentos das protagonistas ganham uma atmosfera de novela intensa e emocionalmente saturada. Uma das cenas, por exemplo, adquire tons de tragédia grega, quando o ex-namorado da protagonista é tragicamente consumido pelas chamas de um incêndio.
Embora trate de temas sérios, como a eutanásia, e faça críticas sociais, “O Quarto ao Lado” se sobressai como uma comédia brilhante. O timing preciso das piadas e das situações, potencializado pelo talento de Julianne Moore e Tilda Swinton, é um dos maiores destaques do filme. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e da CNN.