Se os maiores escritores de ficção científica e de romances policiais se reunissem para produção de uma obra conjunta, há cinco ou seis anos, não conceberiam o que acontece agora: o Brasil vive o maior escândalo político de todos os tempos e a Bolsa de Valores de São Paulo bate recorde de valorização. As acusações rondam o núcleo do poder e as instituições funcionam com normalidade.
O resultado da produção de autores famosos, comparando com o cenário de Brasília e adjacências, provavelmente equivaleria a Alice no País das Maravilhas.
Inconformados
O envolvimento e o desgaste da cúpula nacional do PMDB nacional provocam apreensões em candidatos que concorrerão às eleições de 2018 nos estados. A primeira reação será sepultar um velho aforismo dos manda-chuva: primeiro, a gente decide, depois convoca a reunião para que todos tomem conhecimento do que ficou acertado.
Os ofendidos com a situação de crise vão subir na mesa e gritar alto.
No limite da paciência
Na segunda quinzena de outubro, virá a Porto Alegre a Comissão Mista sobre Regulamentação da Lei Kandir. É resultado de tratativas do deputado estadual Frederico Antunes, que coordena o assunto na Assembleia Legislativa. O Rio Grande do Sul defenderá que os valores não ressarcidos das isenções de impostos dos produtos exportados devem entrar na renegociação da dívida com a União. O Ministério da Fazenda se recusa a pagar em torno de 42 bilhões de reais.
Pela primeira vez
Pelotas larga na frente com dois pré-candidatos ao governo do Estado: Eduardo Leite, do PSDB, e Mateus Bandeira, do Partido Novo.
Transação
Instituições religiosas tentam comprar o Canal Rural, de Joesley Batista, que admite a negociação, desde que o interessado se mostre disposto a pagar 80 milhões de reais.
Salvo
Renan Calheiros foi absolvido, a 12 de setembro de 2007, no processo de cassação por quebra de decoro. O resultado apontou 40 votos contrários à perda do mandato e 35 favoráveis. Todos secretos. Eram necessários 41 votos favoráveis dos 81 para tirá-lo do Senado. Ao final, ele ainda teve o desplante de ir à tribuna ameaçar os adversários.
Como gostariam
O sonho de muitos parlamentares seria a manutenção para sempre do voto secreto em sessões, preferencialmente, fechadas. Mais: que o resultado não fosse revelado e as identidades dos presentes mantidas em sigilo completo.
Este, sim
O deputado federal Eduardo Cunha teve o mandato cassado a 12 de setembro do ano passado. Foram 450 votos favoráveis e 10 contrários, tornando-o inelegível até 2027. O processo se prolongou por 314 dias.
Enfrentamento
A 12 de setembro de 1947, a passeata de estudantes em campanha pelo desconto de 50 por cento nos cinemas acabou com pancadaria na Rua dos Andradas, Porto Alegre. Os bombeiros levaram mais de uma hora para dispersar os manifestantes com jatos de água. O conflito foi superado com a proposta de diálogo feita pelo comandante da Brigada Militar, coronel Walter Peracchi Barcellos, e pelo deputado estadual Leonel Brizola.
Nada igual
Frasistas de campanhas eleitorais começam a botar a cabeça para funcionar. Por enquanto, nada supera esta: “Na hora de escolher, fique com a mordomia, os privilégios, os favorecimentos em Brasília e as vantagens financeiras de até 40 por cento”. Foi a publicidade de hotel 5 estrelas.