Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de março de 2022
Antes de lançar novos recursos oficialmente, o WhatsApp costuma testá-los com um grupo restrito de usuários. Isso é feito por meio da versão beta do aplicativo, que pode ser instalada no Android e no iPhone.
O WhatsApp Beta é a versão que permite aos desenvolvedores identificar erros e fazer ajustes necessários em novidades do aplicativo. No Android e no iPhone, há um número limitado de vagas para usuários que receberão novos recursos antes dos demais.
A ideia de liberar novidades primeiro para um grupo menor de usuários é fazer com que eventuais problemas nessa atualização não causem transtornos para toda a base de usuários. No caso do WhatsApp, ela representa mais de 2 bilhões de pessoas.
É por meio da versão beta que são antecipadas mudanças como a que permite usar o WhatsApp Web mesmo que o celular esteja desconectado da internet. A opção começou a ser testada em julho de 2021 e foi levada para mais usuários em novembro daquele ano.
Como entrar no WhatsApp Beta no Android: Acesse a “Play Store”; Pesquise por “WhatsApp”; Na página do aplicativo, procure a seção “Participar do programa Beta”; lique em “Participar” e confirme a escolha nova janela que será exibida.
É possível que a área sobre a versão beta do mensageiro não esteja disponível na Play Store. Caso isso aconteça, a loja deverá apresentar um aviso de que “o programa Beta deste app atingiu o limite de participação”, o que impedirá a instalação da versão de testes.
Como entrar no WhatsApp Beta no iPhone: Na App Store, pesquise pelo “TestFlight”; Clique em “Obter”; Em seguida, abra a página do WhatsApp no TestFlight; Clique em “Aceitar”; Clique em “Instalar” e confirme a escolha.
O aplicativo também tem um número limitado de vagas para sua versão beta no iPhone. Por isso, é possível que a página do TestFlight informe que “esta versão beta já atingiu o limite de testers”.
Procurado pela reportagem, o WhatsApp confirmou que sua versão beta atingiu o limite de participação. “Os usuários do aplicativo podem acompanhar quando o programa de testes estiver disponível por meio do Google Play Store ou da App Store da Apple”, disse a plataforma.